Atividade da construção potiguar reduz queda em maio

26/06/2019   15h43

 

A Sondagem Indústria da Construção, elaborada pela FIERN, aponta que a atividade do setor registrou queda menos intensa em maio e continuou abaixo do padrão usualmente verificado no período, tendência que se repete initerruptamente desde outubro de 2013. Acompanhando o desempenho negativo da atividade, o número de empregados também caiu. Além disso, o nível médio de Utilização da Capacidade de Operação (UCO) recuou de 46% em abril para 41% em maio. O cenário do setor não muda em relação a maio de 2018. Caber registrar, o comportamento oscilante dos indicadores de atividade durante o período da crise que afeta o setor.

 

Em junho, os indicadores de expectativas da construção em relação aos próximos seis meses apontaram menor pessimismo em todos os aspectos avaliados, a saber: nível de atividade, compras de insumo e matérias-primas, contratação de novos empreendimentos e serviço, número de empregados. No entanto, a intenção de investimento voltou a crescer após três meses de declínio.

 

Comparando-se os indicadores avaliados pela Sondagem Indústria da Construção potiguar com os resultados nacionais divulgados em 26/06 pela CNI, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram no que diz respeito à situação atual e as intenções de investimento. No entanto, as expectativas do conjunto do país em relação aos próximos seis meses aumentaram e continuam acima de 50 pontos, indicando otimismo.

 

Confira a íntegra da Sondagem da Indústria da Construção no RN:

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2019/06/Sondagem-Industria-da-Const_mai.pdf

 

Para maiores informações sobre a Sondagem Nacional, favor acessar o link:
http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industria-da-construcao/