Com integração à Rede Nacional de Observatórios, MAIS RN aponta rotas estratégicas para indústria

5/05/2023   09h50

O Observatório MAIS RN, da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), vai criar rotas estratégicas para diferentes segmentos industriais do estado. A iniciativa é desdobramento da integração do MAIS RN à Rede Nacional de Observatórios da Indústria, da Confederação Nacional das Indústrias (CNI).

A iniciativa visa conduzir cada setor industrial potiguar em um processo de criação de conhecimento em relação a mudanças e tendências da economia, da tecnologia e da sociedade, que ocorrem em âmbito global, nacional e local, de forma a antecipar o impacto dessas mudanças e tendências para a cadeia industrial estudada.

“Isso é algo que o Rio Grande do Norte jamais passou sequer perto de ter. Esse levantamento vai nos permitir identificar as necessidades de ações em infraestrutura, regime fiscal e mais uma série de fatores”, destaca o coordenador do Observatório MAIS RN, José Bezerra Marinho.

“Tudo isso possibilita um trabalho de inteligência prospectiva, que pode implicar em decisões governamentais, na elaboração de novas legislações, e na tomada de decisões de investidores e potenciais investidores no estado”, acrescenta.

A equipe do MAIS RN receberá consultores do Observatório da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) para a realização dos “roadmaps”, ou rotas estratégicas, de dois segmentos industriais. “Além de um trabalho valioso para o desenvolvimento socioeconômico do estado, será uma capacitação para equipe do próprio MAIS para futuramente dar sequência, no desenvolvimento de roadmaps de outros segmentos”, afirma Marinho.

Observatório MAIS RN na Rede Nacional

No mês de março, o Observatório da Indústria MAIS RN passou a integrar a Rede Nacional de Observatórios da CNI e, no dia 17 de abril, foi oficialmente certificado como credenciado. A Rede Nacional é uma base de dados que reúne as principais informações sobre economia, mercado de trabalho, educação, saúde, além de acompanhar, monitorar e avaliar programas e ações voltados para a indústria brasileira.

O espaço é dedicado a construir e articular conhecimento com foco em inteligência competitiva e terá o papel de subsidiar as indústrias a analisarem dados para tomada de decisões estratégicas. “Com nossa presença na Rede Nacional de Observatórios, teremos um canal de mão dupla, podendo acessar as bases de dados dos demais observatórios e disponibilizando nossos dados para que outros estados possam realizar análises e estudos”, explica o coordenador do Observatório MAIS RN.