Como o SENAI trabalha pela equidade e inclusão nas escolas e no mercado de trabalho?

10/04/2023   10h27

Mais de 17 milhões de pessoas têm alguma deficiência no Brasil, o que representa 8,4% da população. Apesar disso, quando falamos de mercado de trabalho, 7 em cada 10 pessoas com deficiência estão desempregadas, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Para reverter esse cenário, o Programa SENAI de Ações Inclusivas (PSAI) promove a inclusão desse público na educação e no trabalho. Só em 2022, mais de 12,7 mil pessoas com deficiência foram atendidas pelo programa do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI).

Para contratar os serviços do PSAI é só acessar o site do programa e entrar em contato com o interlocutor do seu estado.

Conheça alguns dos serviços ofertados pelo PSAI:

Acessibilidade em todo processo educacional

Nos cursos do SENAI e de empresas parcerias, o aluno com deficiência encontra um ambiente inclusivo, com instalações acessíveis e material didático adequado. Além disso, os docentes são capacitados para atuar com propostas inclusivas e diferentes situações de aprendizagem.

Adequação de cursos para pessoas com deficiência

No SENAI, quando uma pessoa com deficiência deseja fazer um curso que ainda não tem plano de adequação, equipes técnicas e pedagógicas são mobilizadas para atender às especificidades daquele aluno.

Inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho

No decorrer dos cursos de capacitação profissional, os alunos do SENAI recebem apoio para entrar no mercado de trabalho. A equipe do PSAI vai atrás de orientações e preparação, até a busca por vagas em indústrias e empresas parcerias.

Capacitação de empresas para inclusão e acessibilidade

É possível também que empresas contratem o SENAI para criar programas de formação profissional customizados e capacitar pessoas em situação de vulnerabilidade ou profissionais com deficiência. O SENAI também presta consultorias para instituições de ensino que queriam implementar metodologia de ensino inclusivo.

#AbrilAzul – Inclusão de pessoas neurodiversas no mercado de trabalho

Abril é o mês de conscientização do autismo. Segundo a Organização das Nações Unidas (ONU), o mundo tem cerca de 70 milhões de pessoas autistas. No Brasil, estima-se que esse número seja de 2 milhões.

Dados do IBGE mostram que 85% das pessoas neurodiversas estão desempregadas no Brasil.

O trabalho do PSAI se estende a esse público. Nos últimos 4 anos, o SENAI já qualificou profissionalmente mais de 8 mil alunos neurodiversos. Além disso, o programa atua por meio da conscientização dos professores, gestores e parceiros para promover o potencial dos alunos e profissionais neurodiversos.

Melissa Gabriely, 21 anos, é aluna do curso de Assistente Administrativo no SENAI Ingomar Brunne, em Panambi (RS), e afirma que a instituição é uma grande família, com professores que, além de ótimos profissionais, são atenciosos e criam conexão com os alunos.

“O SENAI exige de nós disciplina e pontualidade, bem como respeito às regras de segurança. Por isso, somos preparados para o ambiente de trabalho na indústria. Em dois meses de aula, já amadureci e aprendi muito mais do que eu esperava, e eu não me refiro apenas ao conteúdo teórico, mas também às soft skills! Vou levar essa experiência comigo pelo resto da vida”, expõe Melissa.

Agência de Notícias da Indústria