Confiança da indústria potiguar cresce em novembro

17/11/2020   16h29

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de novembro de 2020 ficou em 58,0 pontos, o que representa aumento de 0,6 ponto na comparação com outubro (57,4 pontos). Apesar da pequena variação, o ICEI alcançou o melhor resultado desde agosto, quando o indicador atingiu 58,9 pontos. Além disso, o ICEI se mantém acima dos 50 pontos pelo quarto mês consecutivo, acumulando alta de 14,3 pontos no período.

A confiança melhorou em novembro, sobretudo pela melhora da avaliação das condições atuais dos negócios na comparação com os últimos seis meses. As expectativas para os próximos seis meses
variaram pouco, mas seguem otimistas.

A pesquisa mostra também que a confiança dos empresários das Indústrias Extrativas e de Transformação se manteve praticamente estável em relação ao levantamento anterior (queda de 0,1 ponto), enquanto na Construção ela foi maior do que em outubro. No que tange aos portes de empresa pesquisados, verifica-se que as médias e grandes indústrias se mantem confiantes, enquanto as pequenas evoluíram de não-confiantes para neutras.

Comparando-se o ICEI do Rio Grande do Norte com o divulgado dia 13/11 pela CNI para o Brasil, tem-se, nos dois casos, aumento da confiança. O indicador nacional variou 1,1 ponto em novembro, para 62,9 pontos, após fortes altas entre junho e setembro, e variação de apenas 0,2 ponto em outubro.

Com esse aumento, o ICEI do conjunto do país, encontra-se 9,3 pontos acima de sua média histórica (agora em 53,6 pontos), 0,4 pontos sobre o índice de novembro de 2019 (62,5 pontos), e em patamar cada vez mais próximo do pico pré-pandemia, de 64,7 pontos em fevereiro. Quanto ao ICEI do Nordeste, o indicador atingiu 61,5 pontos, 2,4 pontos acima do valor registrado em outubro (59,1 pontos) e 0,2 ponto aquém do índice de novembro de 2019 (61,7 pontos).

Para acessar a íntegra do ICEI RN clique no link:

Para maiores informações sobre o ICEI nacional e das regiões, favor acessar o link:

Postagem: Jô Lopes – Unicom FIERN