Demanda aquecida em indústrias têxteis, de óleo, gás e energia alavancam resultados do SENAI-RN no 1º quadrimestre

27/05/2022   15h35

O presidente do Sistema FIERN destacou a expansão das atividades de PD&I por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER)

 

A retomada do setor de petróleo e gás no Rio Grande do Norte e demandas extraordinárias das indústrias têxtil e de confecções ajudaram a catapultar os resultados do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN), no primeiro quadrimestre do ano.

 

De acordo com dados divulgados nesta sexta-feira (27), na reunião do Conselho Regional da instituição, matrículas em cursos profissionalizantes e atendimentos às empresas para execução de serviços superaram as metas estabelecidas para o período.

 

A expansão das atividades de Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I) por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), sediado em Natal, no Hub de Inovação e Tecnologia (HIT) do SENAI, também foram destaques.

 

“A cada dia batem na porta do ISI mais empresas e instituições querendo desenhar projetos com o Instituto”, destacou o presidente do Sistema FIERN, da Comissão de Energias Renováveis da Federação (COERE) e do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales de Araújo.

 

“A gente está contribuindo com a ciência, com a tecnologia e com o futuro do Brasil”, acrescentou ele, destacando a força do Rio Grande do Norte no setor de energia, em que lidera a produção nacional em parques eólicos implantados em terra, além da perspectiva de o estado se tornar exportador de energia para outros países com futuros parques offshore (no mar), e a ajuda do hidrogênio a partir de fontes renováveis.

 

O hidrogênio, explicou o presidente, possibilitaria o armazenamento da energia e consequentemente o transporte para potenciais mercados demandantes, o que não ocorre hoje.

 

“Isso é real, tecnologia pura, e o nosso ISI embarcou nessa tecnologia”, frisou ainda Sales.

 

Articulação
O presidente chamou a atenção para a crescente articulação do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis com organizações de peso que ajudam a potencializar investimentos e a aumentar a competitividade do setor produtivo.

 

A assinatura de um acordo de cooperação com a Empresa Gerencial de Projetos Navais (EMGEPRON) da Marinha – principal referência em engenharia estratégica no Brasil – nesta semana e a articulação com a instituição para criação de um Cluster Tecnológico Naval no Rio Grande do Norte foram evidenciados por ele como exemplos desse movimento.

 

A proposta de criação do Cluster começou a ser gestada este ano em meio a discussões do Sistema FIERN, por meio do SENAI-RN e do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, com a EMGEPRON, sobre o tema.

 

O diretor-presidente da Empresa, vice-almirante Edesio Teixeira, fez palestra na Semana da Indústria, na última terça-feira (24), para apresentar a “Economia do mar como proposta para o desenvolvimento nacional” e como a criação do Cluster no estado poderia ajudar a alavancar esse processo.

 

“O Sistema FIERN está capitaneando essa discussão, com o desafio de criarmos aqui no estado o primeiro Cluster desse tipo na região Nordeste. Isso é fruto do trabalho que o ISI vem desenvolvendo e cria a expectativa de negócios no Rio Grande do Norte e de uma aliança entre o estado com Santa Catarina e Rio de Janeiro, onde Clusters já funcionam”, acrescentou Sales durante a reunião do Conselho.

 

Parcerias com diferentes empresas e instituições do setor de energias renováveis para educação profissional, a formação da primeira turma exclusivamente de mulheres em geração eólica e solar e apresentações sobre projetos e desafios da indústria eólica offshore para a Frente Parlamentar de Energia do Congresso Nacional e para o Consulado Britânico foram mencionados entre os destaques do SENAI no quadrimestre.

 

Inovação
Discussões com a Finep Inovação e Pesquisa – empresa pública vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) – sobre a importância de Centros avançados de tecnologias estratégicas para o Brasil, além da pactuação do Plano de Internacionalização do ISI também entraram na lista. Outro destaque foi um projeto de inovação em energia solar da CTG Brasil – uma das líderes em geração de energia limpa no país – com participação do ISI.

 

O projeto da empresa, uma Planta Solar Piloto de Módulos Bifaciais – capazes de gerar energia com radiação direta do sol e refletida pelo solo – foi inaugurado nesta sexta-feira (27), no estado de Santa Catarina, com a presença do diretor regional do SENAI-RN, do ISI-ER e do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), Rodrigo Mello, e de parte da equipe de pesquisadores/as do Instituto envolvida no projeto.

 

A Planta foi desenvolvida no âmbito de Pesquisa & Desenvolvimento da Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e a UNESP Ilha Solteira.

 

“Esse projeto faz uma revolução no desempenho de parques de geração de energia fotovoltaica. Ele traz uma solução inédita para o mercado de energia, que reduz custos, aumenta a competitividade e pode ampliar em muito o interesse por essa fonte de energia”, disse Mello.

 

Detalhes do projeto foram apresentados pela CTG em março no painel “Transição Energética” do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa (Sebrae), com correalização do SENAI, do SESI e do IEL.

 

Resultados
Na área de educação, os crescimentos mais expressivos no SENAI-RN entre janeiro e abril foram registrados em cursos de iniciação profissional (+1.112%), Aprendizagem Industrial técnica (+398%) e aperfeiçoamento/especialização profissional (+263%). Os números representam o percentual de execução em relação ao planejado para o período.

 

O diretor operacional do SENAI-RN, Emerson Batista, detalhou números do primeiro quadrimestre da instituição em áreas como educação e serviços

 

Com relação aos resultados na área de soluções em tecnologia e inovação, que abrange serviços técnicos especializados, consultorias, Pesquisa, Desenvolvimento & Inovação (PD&I), além de metrologia – com serviços de ensaios e calibração – os atendimentos avançaram 233% entre janeiro e abril, puxados especialmente por indústrias de óleo e gás e por projetos do ISI na área de PD&I.

 

“Houve alta nos atendimentos de calibração influenciada por serviços novos de óleo e gás, crescimento em consultorias para a indústria de confecção e na área de PD&I o impulso vem de projetos com empresas de energias renováveis”, explicou o diretor operacional do SENAI-RN, Emerson Batista. Ele reassumiu o cargo neste mês, passando a direção regional do SENAI-RN para Rodrigo Mello. A mudança foi citada pelo presidente do Conselho Regional do SENAI-RN, Amaro Sales, durante a reunião.

 

SOBRE O SENAI

O SENAI é o maior complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo. No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (Voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, Natal, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró. Apenas no RN, os serviços oferecidos alcançaram, no primeiro quadrimestre, indústrias, instituições e profissionais de 132 municípios, ou seja, de 79% do território potiguar.