Dia Mundial do Pão é comemorado com ação social do SINDIPAN junto a entidades beneficentes

14/10/2022   15h43

As comemorações do Dia Mundial do Pão foram marcadas, em Natal, por uma campanha solidária das empresas do setor de panificação que aderiram à iniciativa mobilizada pelo Sindicato das Indústrias de Panificação e Confeitaria do Rio Grande do Norte (SINDIPAN-RN) e pela Associação da Indústria de Panificação e Confeitaria do RN (AIPAN-RN). As duas entidades reuniram panificadoras que participam da ação social e fizeram doações de pães para instituições beneficentes. A solenidade de entrega dos vouchers às instituições beneficiadas foi nesta sexta-feira (14), na Casa da Indústria.

O Dia Mundial do Pão é, oficialmente, 16 de outubro, uma data comemorada internacionalmente, instituída em 2000, em Nova York, pela União dos Padeiros e Confeiteiros para destacar as características nutricionais do alimento. A comemoração neste ano, na região metropolitana de Natal, organizada pelo SINDIPAN-RN e AIPAN-RN foi antecipada, em dois dias, porque a data oficial coincide com um domingo. Em Mossoró, a programação vai ser na próxima sexta-feira, dia 21, liderada pelo Sindicato das Indústrias de Panificação de Mossoró, Região Oeste e Costa Branca (SINDIPAM Mossoró).

“Essa iniciativa de responsabilidade social é uma contribuição do nosso setor para ajudar os que precisam do apoio e de assistência e continua aberta para novas adesões das empresas que possam colaborar, uma vez que, quanto mais ampla, maior alcance poderá ter, estendendo essa ação que anualmente estamos desenvolvendo”, disse o presidente do SINDIPAN-RN, Ivanaldo Maia.

O presidente da AIPAN-RN, Eliezer Varela, destaca que, na atual campanha, houve uma tentativa de beneficiar instituições que têm uma atuação próxima das padarias que aderiram à iniciativa, o que reforça o aspecto da responsabilidade social das empresas junto às comunidades. “Tradicionalmente temos feito essas ações e isso demonstra o compromisso das entidades representativas do setor e dos empresários, mas neste ano temos uma ação social ainda mais abrangente com aproximadamente 10 instituições beneficiadas que atuam na assistência de criança e idosos carentes”, disse.

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, prestigiou a solenidade e também afirmou que o setor de panificação tem uma iniciativa exemplar ao programar a campanha. “Com essa ação, o SINDIPAN e a AIPAN têm preocupações voltadas à responsabilidade social e, ao mesmo tempo, divulgam um alimento de valor nutritivo reconhecido, informando sobre um setor que gera emprego e possui relevância para a economia potiguar”, disse.

O diretor primeiro secretário da Federação das Indústrias, Roberto Serquiz, também elogiou a campanha. “A comemoração do Dia do Pão deve ser reconhecida. Primeiro por se tratar de um alimento que está presente no nosso cotidiano e, aliado a isso, o Sindicato e a Associação do setor fazem essa ação social que é o aspecto solidário, chegando aos que necessitam de um apoio”, afirmou. “Então, é justo parabenizar Ivanaldo Maia e os demais diretores do Sindicato por proporcionar a comunhão do alimento sagrado”, acrescentou.

Representantes das instituições beneficiadas agradeceram a campanha. “Avalio com excelente essa iniciativa, porque, a cada dia, mais pessoas precisam de ajuda. No caso de nossa paróquia, são oito famílias atendidas”, disse Jurema Dantas, articuladora da Paróquia de Nossa Senhora de Lourdes.

Também vão receber doações de pães para suas atuações assistenciais as entidades Ronda com Jesus contra a Fome, Creche João Augusto, Grupo Irmãos da Rua, Toca de Assis, Projeto Pão com Mortadela, Lar da Vovozinha, Lean – Lar Espírita Alvorada Nova e Centro Educacional Dom Bosco.

As empresas que aderiam à campanha até agora são: Panificadora São Felipe, Pão Leite, Pão Petrópolis, Panificadora Larissa, Olga Pão de Queijo, Sabor de Trigo, Panificadora Rainha, Panificadora São Francisco, Panificadora Santos Reis, Pão Center – Parnamirim, Panificadora Kitanda & Pães, Bello Sabor, Padaria Pão Kente, Panificadora São Francisco, Panificadora Visão, Gosto de Pão, Panificadora São Jorge, Padaria Boca de Forno.