Diálogo Industrial debate redução de custos previdenciários e cuidados com o trabalhador

29/09/2021   17h35

 

A gestão estratégica de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) permite evitar acidentes, elevar a produtividade na indústria, além de reduzir custos por afastamentos e impostos previdenciários. A avaliação é do advogado e mestre em governança e sustentabilidade, Rodrigo Meister, palestrante do 4º Diálogo Industrial Virtual, realizado nesta quarta-feira (29), promovido pela FIERN, em parceria com a Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Sebrae.

 

A palestra “Como reduzir custos previdenciários evidenciando cuidados com o trabalhador” ocorre um dia antes da divulgação do extrato do FAP (calculado em 2021 e vigente para o ano de 2022), prevista para o dia 30 de setembro.

 

Rodrigo Meister apresentou aos empresários formas de baixar o valor do Fator Acidentário de Prevenção – FAP, como evitar o pagamento da GFIP majorada e diminuir custos com afastamentos dos trabalhadores.

 

De acordo com o palestrante, a eficiência em saúde e segurança associada ao baixo absenteísmo e redução do número de acidentes ampliam a competitividade da indústria gerando economia em recolhimento de impostos.

 

A alíquota base de 3% sobre a folha de pagamento paga, mensalmente, pelas indústrias, explica o especialista, pode variar a partir dos resultados do programa de SST; caindo para 1,5% com uma boa gestão ou, no caso de má gestão, podendo aumentar para 6%.

“O melhor resultado em Saúde e Segurança do Trabalho pode te colocar à frente do teu concorrente”, afirma.

 

Rodrigo Meister destacou ainda a importância de as empresas adotarem programas de gestão de riscos com a comprovação das execuções das ações propostas, que evidencie os esforços para melhoria e prevenção de acidentes e o foco nas ações.

 

Diálogos Industriais 

A próxima edição do Diálogo Industrial Virtual acontece no dia 13 de outubro, às 15h, e abordará o tema “Influência digital: como explorar o poder invisível do contágio virtual nos negócios”.

Os interessados, podem se inscrever pelo link: https://app.inevent.com/pt/CNI-1618502577/86-71-68-48-64-2-21-dialogos-2-1621260110-16221200/formulario.php