Drops MAIS RN destaca números do emprego da PNAD divulgados pelo IBGE

3/05/2022   11h21

 

O Drops MAIS RN desta semana traz destaque para os dados nacionais do emprego no Brasil, sobre taxa de desocupação, taxa de desalento e trabalho formal com carteira e sem carteira assinada.

 

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicou, na última sexta-feira (29), a Pesquisa por Amostra de Domicílio (PNAD Contínua) com dados referente ao mês de março, que dão conta de 12 milhões de desocupados, uma taxa de 11%, equiparando-se a taxa vivenciada em 2016.

 

No mesmo período de 2021, a taxa nacional alcançou 15%. Assim, o país reduziu aproximadamente 4% nos últimos 12 meses. As menores taxas do país ocorreram entre 2014 e 2015 quando esteve na média de 7,2%.

 

Os desalentados (parcela de desempregado que desistiu de buscar emprego) reduziram 4,1% na comparação trimestral. Entre 2021 e 2022 houve uma redução de 1,3 milhões de pessoas, equivalente a um recuo de 22,4%. Isso aponta um retorno da confiança das pessoas em buscar oportunidades de trabalho.

 

Para o gerente do Mais RN, Pedro Albuquerque, é importante observar a evolução no número de empregados formais e informais. “Quando comparado ao mesmo período do ano anterior houve um aumento de 10,7% de carteiras assinadas (mais 3,4 milhões de pessoas); tal dinâmica foi ainda mais intensa no trabalho informal que cresceu 19,3% (mais 2 milhões de pessoas)”, detalha.

 

O informativo semanal faz uma síntese de temas importantes da economia nacional, regional e potiguar, que são sistematizados pelo Núcleo de Planejamento Estratégico do Sistema FIERN – o Mais RN – nas plataformas digitais e disponibilizadas.

 

O Drops Mais RN circula de forma remota toda semana, como mais uma ferramenta de consulta econômica para investidores, sociedade e o empresário industrial.