Duas iniciativas do RN concorrem ao Prêmio Nacional de Inovação nesta terça-feira (8)

8/03/2022   16h53

Considerada a maior premiação de inovação do país, o Prêmio Nacional de Inovação realiza sua sétima edição nesta terça-feira (8), em São Paulo, e duas iniciativas do Rio Grande do Norte – a indústria Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal – estão entre as finalistas.

Ao todo, 2.173 instituições de todos os estados do país se inscreveram. O evento é promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), para incentivar e reconhecer os esforços de instituições que atuam no Brasil.

Este ano, o Prêmio tem 44 instituições finalistas, sendo 35 empresas e 9 ecossistemas de inovação. A indústria Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal — uma ação da FIERN, por meio do COINCITEC / NAGI e parceiros -concorrem nas modalidades de Média Empresa (BQMIL) e de Ecossistema Local de Inovação – ELI.

O CEO da BQMIL, industrial Marcelo Rosado, ressaltou que trabalharam muito para chegar neste momento e o que se espera é, mais uma vez, obter a classificação de ficar entre os melhores neste processo seletivo. “Entendemos que a Pandemia nos forçou a superar as condições mais adversas nos dois últimos anos, e o compromisso com a pesquisa e inovação elevou a resiliência dos colaboradores da BQMIL”, declarou.

Ele comentou que “a Quinta Revolução industrial já foi incorporada na rotina de trabalho e os benefícios à sociedade e parceiros se tornam mais relevantes em nossa agenda de futuro”.

Já o Ecossistema de Inovação da Grande Natal é articulado entre entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, com o objetivo de estimular iniciativas inovadoras, inclusive já foi selecionado no Prêmio Nacional, na categoria Ecossistema de Inovação, inserida na edição 2021/2022 do prêmio. A nova modalidade irá reconhecer ações e iniciativas em redes de relacionamento que evidenciem o fortalecimento do ELI.

A gestora do NAGI, Susie Macêdo, declarou que, para a FIERN, é uma enorme conquista em âmbito nacional ter sido selecionada entre mais de duas mil inscrições no Prêmio Nacional de Inovação – PNI, chegando a um seleto time de 40 finalistas.

Ela frisou que “chegar como finalista respalda a importância de atuar de modo sistemático na continuidade de prospecções de parceiros para pesquisas, novos projetos de inovação e fornecedores de material e no fortalecimento de ambientes com conexões solidas, integradas e compartilhadas, que visam melhorias e avanços sob a perspectiva de elevar a participação mercadológica do segmento produtivo no estado, bem como, potencializar ações de PDI [Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação] para as empresas industriais no RN”.

O Ecossistema é formado pela FIERN, UFRN – por meio do Instituto Metrópole Digital (IMD) -, Sebrae, Sempla/Comcit, Sedec e a empresa Água Mineral Cristalina, envolvendo seus parceiros IEL-RN, SENAI-RN, SESI-RN, ISI-ER, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e BQMIL, que apresentou atividades, ações e resultados obtidos.

A solenidade do Prêmio Nacional de Inovação começa às 19h30 e pode ser assistida nesse link: https://www.youtube.com/watch?v=wo5Ft4QMHj0