Empresários destacam atuação do SIMETAL e do Sistema FIERN, no Dia do Metalúrgico

20/04/2022   17h26

 

Com cerca de 500 empresas instaladas no estado, o setor de metalurgia potiguar gera mais de 3.200 empregos diretos e tem um papel relevante para a economia e atuação em diversos setores. As oportunidades e desafios do setor em meio a retomada econômica são alguns pontos destacados por representantes de entidades e empresas neste Dia do Metalúrgico, comemorado em 21 de abril.

 

No Rio Grande do Norte, o Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico do Estado do Rio Grande do Norte (SIMETAL/RN), entidade filiada à FIERN, atua no apoio e defesa das indústrias do setor visando o crescimento, desenvolvimento e fortalecimento, com foco na integração das empresas. O SIMETAL é presidido pelo empresário Vilmar Pereira Segundo e tem, como vice-presidente, Tercina Suassuna.

 

“Atualmente, a principal missão do SIMETAL/RN é garantir uma boa negociação com os sindicatos da classe laboral. A maioria das mais de 460 empresas do setor é de pequeno porte. Então precisamos buscar a todas, por exemplo, buscando acordos de reajustes salariais que possam ser cumpridos por todas”, explica a vice-presidente.

 

 

“Além disso, buscamos garantir diversas assessorias empresariais às indústrias associadas”, aponta Suassuna.
Para isso, ela conta que o Sindicato tem o apoio do Espaço Empresarial da FIERN e com a estrutura do Sistema FIERN.

 

De acordo com a vice-presidente do SIMETAL/RN, a maior reclamação do setor de metalurgia é a falta de mão de obra especializada. “O RN é um estado que tem muitas possibilidades de emprego, mas exige muita qualificação”, destaca.

 

E ressalta o trabalho do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI) e do Serviço Social da Indústria (SESI) na formação e qualificação de profissionais para o setor. “Com os diversos cursos que estão disponíveis para as empresas associadas ao sindicato, há uma capacidade de treinamento e qualificação dentro do próprio Sistema FIERN”, afirma.

O setor é formado primariamente por indústrias de produtos metálicos, estabelecimentos de produção de ferro e siderurgia, fabricação de máquinas e equipamentos e fundição. Além disso, abrange uma grande cadeia produtiva, fornecendo peças, equipamentos e máquinas para a construção civil, fábricas automotivas, de eletrodomésticos e para o setor de petróleo e gás.

 

“Me descobri como empreendedora quando conheci a FIERN”

No ano de 1995, Lenice Maria Campelo viu a oportunidade de investir no mercado de prevenção de incêndio. O que começou como uma oferta de serviços de recarga de extintores evoluiu, alguns anos depois, para a fabricação e venda de peças e equipamentos para o setor.

 

 

“Passados cinco anos do início da minha empresa, o mercado já estava mais desenvolvido. A indústria da construção civil estava em um bom momento e, nesse período, passei também para a área de vendas. Além dos serviços que já oferecia, comecei a trabalhar com a industrialização de peças e fui muito bem-sucedida”, conta.

 

A empresária, que teve a iniciativa de abrir o negócio após realizar cursos de atendimento ao cliente oferecidos pelo Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequenas Empresas (Sebrae). Anos mais tarde, conheceu o trabalho do SIMETAL/RN e da FIERN. “Eu me descobri como empresária e empreendedora quando conheci a FIERN. Por volta de 2005 estava precisando de um direcionamento para o meu negócio e foi o SIMETAL que me ajudou a seguir meu objetivo”, relata.

 

O mercado da metalurgia sentiu fortemente a crise econômica que afligiu o Brasil em 2014. No caso de Lenice Campelo, ela conta que precisou reinventar o negócio para driblar o arrefecimento do setor causado pela recessão.

“Eu produzia, em série, lotes de caixas de gás e de incêndio para construtoras, mas a crise atingiu a construção civil e, consequentemente, meu negócio”, afirma. “Com isso, comecei a trabalhar com manutenção de equipamentos metálicos e de prevenção de incêndio em condomínios. Aos poucos voltei a me firmar no mercado”, completa.

 

Sobre o panorama atual do setor, a empresária conta que “o mercado oscila, seja devido a pandemia seja pela crise econômica. Mas se tivermos determinação e disposição para trabalhar e confiar em nosso potencial não nos perdemos”.

 

Um espaço para as empresas

Aproximar o Sistema FIERN aos sindicatos e empresas industriais. Esse é o objetivo do Espaço Empresarial da FIERN, que presta assessoria técnica e serviços voltados ao fortalecimento do associativismo. O SIMETAL e empresas associadas encontram, na unidade, o apoio necessário em diversas áreas, como assessorias em diversas áreas, como jurídica, tributária, ambiental e na comunicação.

 

“Em maio, realizaremos uma assessoria sindical, quando vamos analisar possíveis estratégias e benefícios para as empresas associadas aos sindicatos”, explica Angélica Teixeira, analista de negócios do Espaço Empresarial.

 

 

Além disso, a unidade conta com o Centro Internacional de Negócios, que levanta e publica dados de exportação e importação do estado, como também presta apoio em comércio exterior aos sindicatos afiliados e empresas associadas.

 

“Em 2022, iniciamos um projeto para promover a assessoria mais estratégica para o SIMETAL/RN, de chamar mais esse setor para os serviços do Espaço Empresarial. Diante disso, incluímos aos nossos serviços ações para atrair associados ao Sindicato e aproximar as empresas já associadas”, conta analista. “Sentamos com a presidência do sindicato para propor uma revisão no planejamento da entidade, que já estava defasado. Propomos, assim, uma modernização com a elaboração de uma nova logomarca, além de inserir o SIMETAL/RN nas redes sociais e, desta forma, aproximá-lo dos associados”, completa.

 

Para além de ser uma ponte entre o sindicato e empresas, que auxilia os trabalhos da entidade, o Espaço Empresarial conecta o SIMETAL/RN e outras entidades sindicais aos serviços do Sistema FIERN, como o SENAI-RN, SESI-RN e IEL-RN. Essas casas têm como objetivo formar e qualificar mão de obra em diversas indústrias, oferecer serviços de consultorias e capacitação empresarial e promover a qualidade de vida do trabalhador industrial do estado.

 

Sobre as ações do Espaço Empresarial junto ao SIMETAL/RN e dos serviços disponíveis no Sistema FIERN, a vice-presidente do sindicato, Tercina Suassuna, aponta que muitos empresários do setor ainda desconhecem as oportunidades e serviços oferecidos. “Com essa repaginação do sindicato, mesmo em meio a uma pandemia conseguimos avançar muito na comunicação e na aproximação aos possíveis associados”, relata.