eSocial e Programas de Gestão de Risco serão abordados em ciclo de palestras na Semana da Indústria

18/05/2022   11h07

 

Na próxima segunda-feira (23), o Auditório Albano Franco, na Casa da Indústria, recebe a palestra “O eSocial e os Programas de Gestão de Risco”, como parte da programação da Semana da Indústria de 2022. A palestra, às 16h, será ministrada por Migliane Reus, especialista em Desenvolvimento Industrial da Diretoria de Educação e Tecnologia (DIRET), do Departamento Nacional do SESI.

 

O Programa de Gestão de Risco, ou PGR, é uma iniciativa adotada por empresas para gerenciar os riscos existentes no local de trabalho. A principal intenção é, portanto, promover a saúde e segurança laboral. “Toda empresa deve fazer o PGR para identificar os perigos que podem gerar danos à saúde do trabalhador, avaliar esses perigos para definir o nível de risco e, com isso, determinar uma priorização para tomada de medidas preventivas”, afirma Migliane Reus.

 

“A partir do PGR, a empresa gerencia os riscos ocupacionais com objetivo de diminuir ou eliminar os perigos, promovendo um ambiente mais seguro e saudável, diminuindo o afastamento por causa de acidentes de trabalho e doenças ocupacionais”, destaca a especialista.

 

Já o “eSocial” é o termo usado para se referir ao Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciárias e Trabalhistas. Essa plataforma, gerida pelo Governo Federal, unifica a comunicação entre empresas e o Governo sobre acidentes de trabalho, monitoramento de saúde dos colaboradores e dados de exposição a riscos. “Vou falar muito sobre esses dados enviados e a os cuidados necessários para que essas informações cheguem de maneira adequada”, adianta Migliane.

 

“De maneira geral, a ideia da palestra é gerar informação e conhecimento sobre os impactos positivos e negativos para as pessoas que não têm o conhecimento técnico, mas precisam saber como o PGR e o eSocial refletem em seus negócios”, explica Migliane. “Se esses procedimentos forem seguidos corretamente, a empresa tem um ganho, mas se deixar de fazer algo ou fizer incorretamente, pode gerar um passivo que, dependendo do tamanho da empresa, pode levar à falência”, completa a especialista.

 

Palestras diárias sobre o tema

Além da palestra na Casa da Indústria, os temas também serão objetos de palestras nos Centros de Atividades (CAT) de Natal e Mossoró, ministradas em todos os cinco dias de realização da Semana da Indústria – 23 a 27 de maio.

 

Em Mossoró, as palestras “Entendendo o Programa de Gerenciamento de Riscos NR01” e “eSocial e seu impacto no SST” serão ministradas pelo engenheiro de segurança do Trabalho Nerivaldo Albuquerque, enquanto na capital potiguar os encontros serão comandados pela engenheira de produção e de segurança do trabalho Eloísa Tavares.

 

A NR01 é uma norma regulamentadora publicada e editada pelo Ministério do Trabalho e Previdência que determina as disposições gerais, o campo de aplicação, os termos e as definições comuns às outras NRs relativas à segurança e saúde no trabalho. Além disso, esse documento regulamenta o Programa de Gerenciamento de Risco (PGR).

 

Engenheira de segurança do trabalho do CAT Natal, Eloísa Tavares destaca que os PGRs e o eSocial são temas que precisam ser esclarecidos. “Os temas escolhidos para as palestras são os que identificamos mais dúvidas dos nossos clientes, sendo importante informar sobre esses assuntos para seguir adequadamente o estabelecido nas normas e, desta forma, evitar passivos trabalhistas”, afirma.

 

Programação

16h —23/05, Casa da Indústria

Palestra: O eSocial e os Programas de Gestão de Risco – PGR
Palestrante: Migliane Réus de Mello – Especialista em Desenvolvimento Industrial, da Diretoria de Educação e Tecnologia (DIRET) – Departamento Nacional do SESI – Área USSI.
Local: Auditório Albano Franco, Casa da Indústria – sede da FIERN.

 

23 a 27/05 (segunda a sexta-feira), no CAT NATAL

9h e 14hPalestra: Entendendo o Programa de Gerenciamento de Riscos NR01
Palestrante: Eloísa Pereira Tavares, engenheira de Produção e de Segurança do trabalho.

10h30 e 15h30Palestra: e-Social e seu impacto no SST
Palestrante: Eloísa Pereira Tavares, engenheira de Produção e de Segurança do trabalho.

 

23 a 27/05 (segunda a sexta-feira), no CAT MOSSORÓ

9h e 14h — Palestra: Entendendo o Programa de Gerenciamento de Riscos NR01
Palestrante: Nerivaldo Albuquerque Batalha, engenheiro de Segurança do trabalho.

10h30 e 15h30 — Palestra: e-Social e seu impacto no SST
Palestrante: Nerivaldo Albuquerque Batalha, engenheiro de Segurança do trabalho.