Evento trata da implementação do programa BIM (Building Information Modelling)

22/11/2018   17h35

 

O Sinduscon-RN em parceria com o CBIM (Câmara Brasileira de BIM) ) realizou na tarde desta quinta-feira (22), um evento na Casa da Indústria, com o objetivo de trazer a nova tecnologia BIM ( Building Information Modelling) para projetos integrados na área de arquitetura e engenharia, capacitando os profissionais do Rio Grande do Norte.

 

A presidente do CREA e Diretora-executiva do Sinduscon-RN, Ana Adalgisa, ressalta a relevância desse modelo para o futuro: “A grande importância é a integração dos projetos, pois eles saem do orçamento e do planejamento todo integrado. E isso vai trazer uma economia e melhoria na construção”.

 

Segundo Ana Adalgisa, a partir de 2022, os projetos precisam ser licitados em BIM, ou seja, todo órgão público tem que licitar um programa pronto e executado.

 

O evento teve rodadas de negócios e palestras com Caroline Cabral, que falou sobre o “Panorama da CBIM no Brasil”; Ricardo Nogueira (Arquiteto e Urbanista da Concept Arquitetura e Engenharia), sobre “Concept – Arquitetura e Engenharia”; e Alex Amarante (Co-fundador e ex-presidente de capítulo regional do Project Management Institute no Brasil), abordou a “Redução de custos de residencial de alto padrão, por meio do BIM”.

 

 

SOBRE O BIM

 

A sigla BIM significa Building Information Modeling. O mesmo que Modelagem de Informação da Construção, em português. O BIM nada mais é que uma maneira eficiente de reunir todas as informações de uma construção de forma integrada e organizada. Esse conjunto de informações da construção é composto desde o modelo em si da edificação até seu orçamento, por exemplo. Isto é, acompanha a obra em todo o seu ciclo de vida.

 

Além de integrar todos os dados em um único local, o seu uso também facilita o compartilhamento do projeto entre diferentes profissionais durante o processo de construção. Esses profissionais podem inclusive trabalhar no mesmo projeto e ao mesmo tempo! Desde arquitetos, engenheiros, projetistas, fornecedores de materiais, gerentes ambientais e clientes. Assim, todos podem interagir com o projeto de um edifício, gerando maior valor agregado.

 

Por outro lado, Building Information Models é o conjunto de modelos compartilhados, digitais, tridimensionais e semanticamente ricos que formam a espinha dorsal do processo do Building Information Modeling. Com o BIM, o edifício é projetado desde a fase arquitetônica até a quantidade exata de materiais necessários para a sua construção.

 

Por meio de um software no qual se possa fazer uso do conceito BIM, é possível executar modelos virtuais de uma construção com todas as suas peculiaridades que, unidas, favorecem a gestão de um projeto em todas as suas etapas, inclusive na manutenção.