Exportações do RN crescem 85,8% de janeiro a abril deste ano, aponta CIN/FIERN

17/05/2022   12h06

 

O Centro Internacional de Negócios (CIN/FIERN) divulgou, nesta terça-feira (17), os dados do comércio exterior do Rio Grande do Norte referente ao mês de abril e do acumulado de janeiro a abril de 2022. De acordo com o CIN, as exportações do RN subiram 85,8% no período de janeiro a abril em comparação com o mesmo período de 2021. Óleo diesel, melões, peixes, melancias, sal e tecidos de algodão foram os produtos com maiores valores exportados no período respectivamente.

 

No demonstrativo Balanço do Comércio Exterior, Luiz Henrique Guedes, responsável técnico do CIN-FIERN, diz que representando 47,5% do total exportado, o óleo diesel também teve 170,6% de crescimento em relação a 2021. Excluindo esse produto do total, o crescimento das exportações dos demais produtos foi de 44,8%.

 

“Embora a presença crescente das exportações de óleo diesel esteja chamando atenção pelos altos valores apresentados, é muito importante destacar que muitos outros setores e produtos estão apresentando crescimento significativo. Os 11 produtos seguintes ao óleo diesel tiveram crescimento positivo em relação ao mesmo período de 2021, que por sua vez já apresentou, na maioria, recuperação importante em relação a 2020, ano muito afetado negativamente pela pandemia”, explica Guedes.

 

Os dados apontam que as exportações de abril ficaram 45,8% menores que as de março deste ano e 41,4% menores que as de abril de 2021. Excluído o óleo diesel, as exportações dos demais produtos em abril ficaram 9,4% maiores que as de abril do ano passado.

 

Sobre as perspectivas futuras para o comércio exterior Luiz Henrique faz avaliação positiva. “Estamos assim otimistas que esse crescimento se mantenha nos próximos meses, mesmo considerando a situação recorrente de restrições na China e conflito na Ucrânia, que deixam alguma preocupação em relação a fatores e custos logísticos, embora até o momento isso não tenha indicado maiores efeitos nas rotas dos nossos principais mercados”, diz.

 

Singapura é o destino do óleo diesel, o que a mantém como principal destino das exportações do RN, seguido de Estados Unidos, Holanda, Espanha e Reino Unido.

 

Com números expressivos de equipamentos de geração de energia eólica e solar, a China é origem de 58,7% do total importado no quadrimestre, seguida de Argentina, Estados Unidos, Uruguai e Espanha. Somados, esses cinco países são origem de 87,7% das importações do RN em 2022.

 

Balanço Comercio Exterior Janeiro a Abril 2022
https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Balanço-do-Comércio-Exterior-do-RN-Janeiro-a-Abril-2022-1.pdf

 

Exportações Janeiro a Abril 2022

https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/05/Exporta%C3%A7%C3%B5es-do-RN-Abril-e-Jan-a-Abril-2022.pdf