FIERN 70 anos: Indústria potiguar conta com serviços, assessoria e produtos oferecidos pela Federação

27/02/2023   17h46

Em seus 70 anos de história, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) tem criado serviços e desenvolvido produtos para impulsionar o setor de indústria do Rio Grande do Norte.

 

Um deles é o MAIS RN, que foi criado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado. Atualmente, o MAIS RN atua como uma unidade de inteligência e estratégia, com ações voltadas para o desenvolvimento da economia e das políticas públicas do estado, em parceria com instituições de ensino e pesquisa, com o poder público e com empresas e organizações privadas.

 

Com o ‘MAIS RN em Ação’, a FIERN se tornou um centro de inteligência para a economia privada, com enfoque no empresário e suas demandas, trabalhando junto às cadeias de geração de Energias, Têxtil e confecção, Infraestrutura, Parque tecnológico, Pesca, Pecuária, Mineração, Turismo e Fruticultura, entre outras.

 

Para deixar empresário potiguar mais informado sobre a economia e o mercado, a Unidade de Economia e Estatística da FIERN é responsável por elaborar documentos e pesquisas que fazem um diagnóstico de como os diversos setores se comportam no RN. Entre eles, estão a Síntese do Novo Caged publicada mensalmente, além de levantamento de dados da área econômica de interesse ao setor industrial, que resultam na publicação das Sondagens da Indústria e da Construção Civil do estado e o Índice de Confiança do Empresário da Indústria, entre outras publicações.

 


Relacionamento com a indústria

A Federação possui ainda um canal de relacionamento entre o Sistema FIERN, os sindicatos filiados e as empresas industriais. É o Espaço Empresarial, criado em 2012, na Casa da Indústria, que possibilita o acesso aos serviços oferecidos pelas entidades – FIERN/SESI/SENAI/IEL – e aos serviços disponibilizados, com acesso remoto, pela Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Além disso, presta assessoria técnica com orientações qualificadas nas áreas de eficiência energética, comércio exterior, linhas de financiamento, tributos e incentivos fiscais, além de promover encontros e visitas técnicas com associados de sindicatos filiados.

 

Integram o Espaço Empresarial, o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) com o posto de Informações FIERN/BNDES e o Centro Internacional de Negócios (CIN). O Centro Internacional de Negócios oferece os serviços necessários para que a empresa inicie ou aprimore o processo de internacionalização de maneira competitiva e sustentável. A ideia é proporcionar ao empresário do RN importantes oportunidades de parcerias internacionais, participação em feiras e missões internacionais acessíveis aos empresários de todos os estados.

 

São oferecidos ainda serviços como Emissão de Certificados de Origem; Inteligência Comercial – Pesquisas e Estudos de Mercado Internacional; Promoção Comercial; informações da balança comercial do estado; Orientações personalizadas em assuntos e procedimentos de comércio exterior; como também ao investidor estrangeiro.

 

Já o Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC) é uma iniciativa da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e das Federações das Indústrias com o objetivo de ajudar empresas e empreendedores a encontrarem as linhas de financiamento mais adequadas para o seu negócio e aumento da sua competitividade. Com suporte de equipe qualificada local e nacional, o NAC-FIERN fornece informações e orientações que facilitam o seu acesso às linhas de financiamento junto aos agentes financeiros.

 


Mediação e Arbitragem de conflitos

A mediação de conflitos ganhou agilidade e uma série de vantagens com a instalação e funcionamento da Câmara de Mediação, Conciliação e Arbitragem da FIERN, instituída em 2014, para administrar procedimentos de mediação, conciliação e arbitragem de forma autônoma e independente, prestando o assessoramento e assistência nos processos.

 

Os serviços podem ser solicitados por pessoa Física ou Jurídica que possuam conflitos cíveis ou comerciais, envolvendo Direitos Patrimoniais Disponíveis nas mais diversas áreas, disponíveis a toda sociedade: Propriedade intelectual, Direito Falimentar, Contratos de Concessão com a Administração Pública, Conflitos sobre Franquias,
Alienação de Participação Societária, Serviços terceirizados e Contratos Comerciais em Geral.

 


Transparência com o compliance

A Federação implantou a Gestão do Programa Corporativo de Compliance, que estabelece procedimentos para prevenir, detectar e remediar riscos relacionados ao cumprimento de leis e regulamentos sob a perspectiva da ética e da integridade. O programa tem a função de fazer cumprir as normas para evitar todas as situações que enfraquecem o Sistema FIERN no mercado e retiram sua credibilidade.

 

Para isso, estabelece tanto para os terceiros, como para os colaboradores, qual a imagem que a empresa quer passar e seu comprometimento em buscar soluções antes que o problema apareça. Desta forma, trata-se de uma área que trata de conformidade, ou seja, é a área responsável por verificar se todos os setores do Sistema FIERN estão trabalhando de acordo com os normativos internos e também com as leis e regulamentos externos.

 


Comissões temáticas

A Federação possui Comissões Temáticas que tratam de demandas em áreas específicas de atuação. No caso das Micro e Pequena Empresa, a COMPEM tem como atribuição realizar estudos e propor estratégias relacionadas com as questões de interesse das micro e pequenas empresas industriais, visando a maior eficiência e eficácia em sua atuação;

 

A Comissão Temática de Meio Ambiente (COEMA), por sua vez, acompanha a legislação, desenvolve propostas de políticas e estimular práticas voltadas para a ecoeficiência, promove o debate com especialistas e autoridades na área ambiental e avalia as políticas públicas de licenciamento ambiental, controle e qualidade ambiental, biodiversidade e florestas, tratamento e disposição de resíduos, entre outras, formula linhas de ação para aumentar a competitividade das indústrias e a preservação do meio ambiente;

 

A de Energias Renováveis (COERE) tem a missão de acompanhar e debater a legislação, desenvolver propostas de políticas e estimular práticas voltadas para a área de sua competência. A Comissão também promove o debate com especialistas e autoridades na área de energias renováveis e avaliar as políticas para o setor; e formula linhas de ação para aumentar a competitividade e o aumento da produtividade das indústrias, colaborando com a sustentabilidade e preservação do meio ambiente.

 

No âmbito da Inovação, Ciência e Tecnologia, a COINCITEC dá suporte técnico e estratégico na busca por soluções para os gargalos que perpassam as temáticas: inovação, ciência e tecnologia. Sua estruturação se fundamenta em projetos e atividades relacionados diretamente à temática: Inovação, Ciência e Tecnologia.