FIERN e CNI premiam com Medalha do Mérito Industrial empresários que se destacaram em 2022

15/12/2022   12h56

Medalha do Mérito Industrial empresários que se destacaram em 2022

 

 

Em uma solenidade bastante prestigiada, a Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) fez a entrega da Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, a principal homenagem prestada como reconhecimento a personalidades que se destacam pelo empreendedorismo, trabalho para o desenvolvimento da indústria e em defesa da livre iniciativa. A cerimônia ocorreu na noite dessa quarta-feira (14), no Versailles Recepções, e reuniu diretores e gestores da FIERN, representantes do governo, do setor produtivo e da imprensa.

 

A comenda é outorgada anualmente, pela Federação, aos que se destacam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte. Foram homenageados com a Medalha do Mérito Industrial Walter Bryon Dore os empresários Roberto Pinto Serquiz Elias, Marcelo Caetano Rosado Maia Batista, João Antônio Coutinho da Motta, Ricardo Rodrigues Savini, Ednaldo Mendonça Barreto e Camilo Garcia Dantas (in memoriam).

 

Na ocasião, também foi entregue a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, outorgada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI), mais alta honraria aos empresários que contribuem para o fortalecimento da indústria nacional e para o crescimento sustentado da economia brasileira. A comenda da CNI foi concedida à empresária Maria da Conceição Tavares.

 

Presidente da FIERN e chanceler da Ordem do Mérito Industrial da CNI, Amaro Sales de Araújo, falou das escolhas para as honrarias neste ano. “É uma forma de agradecer o papel desses empresários na representação do estado”, disse.

 

Ele frisou que os empresários são os “heróis da resistência” que, mesmo em meio às adversidades, não desistem do seu papel de gerar emprego e renda colaborando com a economia potiguar. “A noite de hoje é de homenagem a essas pessoas que têm representação na indústria, que têm história na indústria do Rio Grande do Norte”, comentou.

 

Representando a governadora Fátima Bezerra, o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, ressaltou que o governo procura, de todas as formas, reconhecer a importância da indústria. “Estou convencido que a indústria do estado é bem representada e tem papel estratégico em nossa economia”, declarou.

 

Medalha do Mérito Industrial empresários que se destacaram em 2022

 

Homenageados ressaltam reconhecimento
Diretor primeiro tesoureiro da FIERN e com atuação no segmento de água mineral e reciclagem, o empresário Roberto Serquiz discursou em nome de todos os homenageados e destacou a importância da honraria concedida pela Federação. “A medalha se agiganta pelo desafio de ser empreendedor. E se reveste de todo o perfil de Walter Byron Dore com a persistência, a resiliência em enfrentar os desafios que o empresário vive em seu dia a dia”, afirmou.

 

Eleito, em outubro deste ano, presidente da Federação para o mandato 2023-2027, Serquiz ressaltou a união dos empresários em torno do pleito realizado na FIERN para a nova diretoria e considerou isso uma grande vitória por mostrar o sentimento comum da categoria.

 

Representando o industrial Camilo Garcia Dantas (in memoriam), o empresário Heyder Dantas destacou que o pai foi pioneiro da indústria de moagem de café na região do Seridó onde fundou empresas e incentivou atividades econômicas e culturais. “É gratificante ver ele ser reconhecido pelo que trabalho que fez”, disse orgulhoso o filho.

 

No Estado, Camilo Dantas foi um dos primeiros a empreender neste setor. “Foi praticamente um professor para os demais. Teve uma trajetória ligada ao empreendedorismo”, lembrou.

 

O empresário Marcelo Rosado, à frente da Empresa Brasil Química e Mineração Industrial (BQMIL), premiada nacionalmente, em 2019 e 2021, pela CNI, entre as três melhores em inovação, na categoria processos além de participação no segmento de material de construção, junto à Rede A Construtora, também foi homenageado com a comenda da FIERN. E ressaltou a satisfação em receber a homenagem.

 

“Este reconhecimento reforça a motivação em perseguir novos desafios. Conseguimos ao longo do tempo ter progresso e desenvolvimento nos tornando uma empresa de referência no Nordeste, o que mostra nosso esforço e os desafios que estão por vir”, disse ele que é membro do Conselho e da Diretoria na FIERN e diretor do Mais RN.

 

Com uma trajetória dedicada ao empreendedorismo e liderança nos setores aos quais se dedica, João Antônio Coutinho da Motta também recebeu a Medalha Walter Byron Dore. Ele presidiu a Associação dos Curtumes do Nordeste, a Associação da Indústria de Curtumes do Brasil e o Centro das Indústrias de Curtumes do Brasil. E também lembrou que foi um dos fundadores da FIERN.

 

“É uma luta muito grande, mas temos a dedicação em perseverar na nossa missão. Eu me envaideço com uma homenagem assim. Afinal de contas, são 90 anos. Tenho muito orgulho do que fomos e mais ainda da família que somos”, declarou o homenageado.

 

Presidente do Sindicato da Indústria de Doces e Conservas Alimentícias do RN (SINDAL) pelo segundo mandato, Ednaldo Mendonça Barreto, agradeceu o recebimento da medalha que classificou como “o reconhecimento de uma história de muito trabalho que se transformou em sucesso”.

 

Ednaldo Mendonça vê a conquista com “muita alegria e gratidão”. Atualmente é conselheiro do SENAI/RN, integra o Conselho de Assunto Legislativos da CNI, representando a FIERN perante a indústria nacional. Preside a Comissão Temática de Relações Internacionais e Comércio Exterior (CORIMEX). Foi eleito para integrar a próxima diretoria Federação das Indústrias na terceira vice-presidência.

 

CEO da 3R Petroleum e um dos fundadores da companhia, Ricardo Savini também foi agraciado e disse receber com surpresa a indicação para receber tamanha honraria. “Um orgulho. Chegamos em 2020 e trabalhando muito forte no RN com política de privilégio na contratação local, tanto de mão de obra quanto de bens e serviços”, disse.

 

Primeira mulher potiguar a receber Medalha CNI
A empresária Maria da Conceição Tavares, uma das vice-presidentes da FIERN e presidente do Sindicato das Indústrias de Material e Laminados Plásticos do Rio Grande do Norte (SINDPLAST/RN), foi agraciada com a Medalha da Ordem do Mérito Industrial, outorgada pela CNI, durante a solenidade. Ela é a primeira mulher do Rio Grande do Norte a receber a Medalha do Mérito da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e a segunda nordestina homenageada com a honraria.

 

“É um orgulho em receber essa medalha. E ser a primeira mulher no RN a recebê-la”, disse. Ela dedicou a conquista às mulheres. “Que seja um incentivo a todas que queiram empreender”, disse.

 

Conceição é a primeira mulher a fazer parte da diretoria da Federação e foi eleita para integrar a próxima diretoria da FIERN como uma das vice-presidentes. A empresária já foi homenageada pela Associação Brasileira da Indústria do Plástico (Abiplast), agraciada com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore, concedida pela FIERN, em 2018. E recebeu o título de Cidadã Parnamirinense.