FIERN realiza exames médicos ocupacionais e adota protocolo de retorno as atividades presenciais

30/06/2020   16h47

 

Com a volta as atividades presenciais programadas para esta quarta-feira, dia 1º, o Sistema FIERN elaborou um protocolo de retorno às suas atividades laborais frente à pandemia de Covid-19. O documento, encaminhado a todos os colaboradores por meio eletrônico, dia 15 de junho, busca orientar sobre a nova forma de convivência no trabalho, de maneira a reduzir, ao máximo possível, o risco de contaminação pelo novo coronavirus. Já o atendimento na Casa da Indústria será retomado a partir da próxima segunda-feira (6), com o horário de trabalho das 8h às 14h, até o dia 31 de julho.

 

O retorno as atividades presenciais ocorrerá de forma gradual, segundo o superintendente corporativo do Sistema FIERN, Glaucio Ferreira Wanderley. Todos os colaboradores não pertecentes a grupos de risco serão submetidos as consultas médicas de saúde ocupacional – ASO (Atestado de Saúde Ocupacional), que serão realizadas a partir desta quarta-feira (1º) até o dia 6 de julho. O documento expedido pelo médico do trabalho informará se o empregado se encontra apto para retornar a exercer as suas atividades laborais presenciais.

 

“Adotamos todas as medidas necessárias recomendadas pelas organizações de saúde, como exames do ASO, medição de temperatura de todos que acessem a casa da Indústria, distribuição de oito máscaras para todos os funcionários, medidas de higienização e limpeza. Tudo planejado para garantir o retorno da forma mais segura possível as nossas atividades”, frisa Glaucio Wanderley.

 

Ele explica que as consultas médicas estão agendadas, conforme comunicado eletrônico enviado aos colaboradores, e serão realizadas no SESICLÍNICA (CAT NATAL), devendo o retorno as atividades presenciais ocorrerem no dia seguinte após a realização do exame, com a entrega da primeira via do ASO ao setor de recursos humanos. Durante o exame, caso seja constatada alguma suspeita de Covid-19, será recomendada a realização do teste próprio e seguido o protocolo médico requerido.

 

A Unidade de Recursos Humanos disponibilizou para os que se identificam como pertencentes a grupos de risco uma autodeclaração. Estes deverão executar suas atividades remotamente, enquanto perdurar o estado de emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do coronavírus (COVID-19), os colaboradores e estagiários. E só farão o ASO, 60 dias após a decretação do fim do estado de calamidade pública, conforme disposto na Medida Provisória 927/2020.

 

Pelo protocolo de retorno ao trabalho, o distanciamento social controlado no ambiente de trabalho passará a ser adotado como medida de prevenção. Para isso, os layouts das salas serão alterados para que a distância mínima entre colaboradores seja de 2 metros. O superintendente corporativo também lembra que será permitido, após aprovação da direção de cada entidade, que até 20% do efetivo, que não faça parte do grupo de risco, exerçam as atividades no modo de teletrabalho, como forma de auxiliar no distanciamento social.

 

Para acesso ao prédio, que ocorrerá exclusivamente pela entrada principal, é obrigatório o uso de máscaras de proteção para todos os que acessem a Casa da Indústria. Antes de retirar a máscara usada no trajeto casa-trabalho, é recomendado higienizar as mão com álcool 70º, disponível na recepção, guardar a mesma em saco plástico a fim de se evitar contaminação; e com as mãos novamente higienizadas colocar outra máscara.

 

A temperatura de todos será medida à entrada do prédio. Aqueles que apresentarem temperaturas superiores a 37,8° terão o acesso vetado e, caso seja colaborador, o RH deve ser comunicado de imediato. As catracas e relógios de ponto estarão desativados para evitar o contato manual com os equipamentos, bem como os portões serão mantidos abertos.

 

Não deverá comparecer ao ambiente de trabalho aquele colaborador que estiver com sintomas da doença (tosse, coriza, febre, etc). Nesses casos, o colaborador deverá comunicar por e-mail ou telefone à Unidade de Recursos Humanos e ao gerente imediato, e procurar ajuda médica. Durante o período da pandemia não será exigido do colaborador, estagiário e visitante o uso do crachás.

 

O uso dos elevadores também sera disciplinado, com a higienizção de solados dos calçados nos tapetes embebidos em solução dispostos nas portas de acesso, antes de acessar os elevadores, só será permitido lotação máxima de dua pessoas por viagem, com marcação de distância. Os elevadores sociais não atenderão aos três primeiros andares.

 

Nas salas, a orientação é para que bolsas e embalagens sejam limpas antes de guardadas no ambiente de trabalho e a estação de trabalho (mesas, cadeiras, mousepads, computadores, impressoras, telefones, mouses e outros) devem ser limpos com com álcool 70º.  E orienta comunicar ao gerente imediato ao primeiro sinal de gripe/resfriado (febre, tosse, coriza, falta de ar, dor no corpo e outros sintomas relacionados ao COVID-19), bem como os colaboradores que tiverem contato com pessoas infectadas ou suspeitas de estarem também devem comunicar, através de telefone e/ou e-mail, ao gerente imediato e à Unidade de Recursos Humanos. Nesse caso, compete ao RH providenciar o trabalho do colaborador em teletrabalho por 14 dias.

 

O documento ainda dispõe sobre o uso correto e manutenção das máscaras de proteção, higienização dos ambientes e sobre procedimentos que devem ser adotados ao sair e ao voltar para casa, como forma de evitar a disseminação do vírus.

 

O protocolo também traz diretrizes sobre viagens, translado, reuniões, que devem ser evitadas sendo substituídas por encontros em meios digitais. O documento detalha como será feita a higienização dos ambientes, bem como os cuidados necessários a serem adotados pelas equipes de limpeza com uso de Equipamentos de Proteção Individual – EPI’s condizentes com o serviço a ser executado, além de orientar sobre uso de áreas comuns como copa, banheiros e escadas.

 

Estagiários e menor aprendiz

Por orientação do Ministério Público do Trabalho, durante a pandemia todos os estagiários e menores aprendizes do Sistema FIERN, na faixa etária de 16 a 18 anos e que atuem na Casa da Indústria, serão afastados do trabalho, sem prejuízo da remuneração integral. Sendo suas atividades realizadas por meio de teletrabalho. A medida visa reduzir a disseminação do novo coronavírus.

 

Para mais informações, acesse PROTOCOLO DE RETORNO AO TRABALHO SISTEMA FIERN

 

Por Sara Vasconcelos, Unicom/FIERN