FIERN homenageia empresários com Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore

20/12/2019   02h02

 

Foto: Moraes Neto

 

Personalidades que se destacaram pelo empreendedorismo, pelo trabalho para o desenvolvimento industrial e em defesa dos interesses da livre empresa foram homenageadas, nesta quinta-feira (19), pela Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN) com a Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore. Em solenidade realizada na Casa da Indústria, foram agraciados os empresários industriais Francisco Nóbrega de Araújo, Djalma Barboza da Cunha, Diogo Dantas Gaspar e o deputado Carlos Alberto de Sousa Rosado Segundo.

 

 

A homenagem é outorgada anualmente aos que se destacam como apoiadores e incentivadores do progresso da indústria do Rio Grande do Norte. Além de empresários, gestores e diretores da FIERN, participaram da solenidade a governadora Fátima Bezerra, o vice-governador Antenor Roberto, o secretário de Desenvolvimento Econômico, Jaime Calado, e a prefeita de Mossoró, Rosalba Ciarlini.

 

 

O presidente Amaro Sales de Araújo ressaltou a importância de reconhecer o empreendedorismo de precursores da indústria potiguar, bem como de jovens empresários que tem dado sua contribuição para o fortalecimento do setor e crescimento da economia do Rio Grande do Norte. “É um dia de celebração, em que festejamos alguns dos nossos heróis da resistência com uma homenagem que leva o nome de Walter Byron Dore. Não é fácil empreender no Brasil, mas todos os dias esses empresários enfrentam os desafios para construir um estado melhor, gerando emprego, renda, levando inovação. Esta é nossa justa homenagem a estes nossos heróis”, disse o presidente.

 

 

Foto: Moraes Neto

 

A governadora Fátima Bezerra destacou a relevância da articulação do setor empresarial junto ao governo para a construção de uma agenda de desenvolvimento econômico. “Quero parabenizar Amaro Sales pela competência com que desenvolve o papel de liderança da indústria potiguar, do Sistema FIERN, com grande atuação também no Nordeste e no país”, afirmou a governadora Fátima Bezerra.  O neto do presidente, o adolescente João Dallas, também transmitiu uma mensagem de otimismo.

 

 

A medalha do mérito industrial foi entregue ao industrial e fundador da Água Mineral Cristalina, Djalma Barboza da Cunha, pelo presidente Amaro Sales acompanhado do filho do homenageado, o diretor da FIERN Djalma Barbosa da Cunha Júnior. “Agradeço aos presentes e ao presidente Amaro Sales a homenagem, tenho orgulho do que fui, sou e do que faço. A vida se faz em função do que se acredita. E a minha trajetória foi construída com luta e coragem”, destacou o homenageado.

 

 

Foto: Moraes Neto

 

 

O industrial Francisco Nóbrega de Araújo, da N Nóbrega e Dantas Indústria e Comércio, um dos um dos pioneiros da indústria têxtil no Rio Grande do Norte foi homenageado in memorian. A medalha foi entregue pelo presidente Amaro Sales, acompanhado de Fátima Sales, ao filho do homenageado José Garcia da Nóbrega, que relembrou a trajetória do pai a frente da indústria algodoeira. “Ele foi pioneiro e teve forte presença em toda a cadeia produtiva do algodão. Gostaria que estivesse aqui hoje, mas recebo com muita honra e orgulho essa honraria”, afirmou.

 

Foto: Moraes Neto

 

 

O fundador da Acquacoco, Diogo Dantas Gaspar, recebeu a comenda das mãos do presidente da FIERN e do presidente do Sindfrutas, Ricardo Valença. “Essa homenagem renova o nosso fôlego para seguirmos adiante, sonhando e realizando. Acredito que 2020 será um ano de boas perspectivas, o Proedi é um gás para quem está nesta batalha, assim como essa medalha é um gás para que possamos avançar naquilo que fazemos”, disse o empresário durante o agradecimento.

 

Foto: Moraes Neto

 

Já o deputado Betinho Rosado, único parlamentar agraciado na noite, teve a medalha entregue pelo presidente Amaro Sales, acompanhado do presidente do Sinduscon Mossoró, Sérgio Freire. Ele agradeceu o reconhecimento e destacou o potencial do estado em áreas econômicas estratégicas como a do petróleo, energias, fruticultura e indústria salineira, em que tem atuado no Câmara, com o decreto do sal, por exemplo.

 

 

Foto: Moraes Neto

 

Durante a cerimônia, outra comenda, a Medalha da Ordem do Mérito Industrial da CNI, foi entregue pelo presidente Amaro Sales, como diretor secretário da CNI, ao industrial potiguar Pedro Alcântara Rego de Lima, do Grupo 3Corações. “Esta medalha é para nós o Oscar da indústria brasileira, o mais alto reconhecimento da CNI a empresas nacionais. Estou muito orgulhoso de, sem perder as raízes, estar entre as maiores empresas do país, com 27% do market share do mercado de café do Brasil”, afirmou.

 

 

Foto: Moraes Neto

 

 

Houve ainda o lançamento do livro “A história dos Sindicatos da FIERN – das lutas históricas ao movimento sindical do século 21”. Com coordenação, organização e edição de Auricéia Antunes de Lima e redação de Auricéia Antunes, Gustavo Sobral e Isaac Luiz Antunes, o livro é uma publicação da gerência corporativa de comunicação social e eventos, tendo à frente a jornalista Dodora Guedes.

 

 

 

 

 

Sobre a comenda

A Medalha do Mérito Industrial Walter Byron Dore foi instituída a partir da aprovação em assembleia geral extraordinária no ano de 2014, como forma de reconhecer o empreendedorismo, o apoio dado ao setor industrial e para estimular novos líderes empresariais. Por proposição do presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, lançou-se sobre a honraria o nome do industrial Walter Byron Dore, símbolo de pioneirismo, perseverança e sucesso em solo potiguar.

 

Já receberam a comenda em anos anteriores, os empresários Pedro Alcântara Rego de Lima, Arimar França (in memoriam), Marcos César Formiga, Maria da Conceição Tavares e Ricardo Medeiros, João Alves de Lima, Robson Braga, Leônidas Ferreira de Paula, Armando Monteiro Neto, Antônio Leite Jales, Osmundo Faria, Arnaldo Gaspar, Flávio Azevedo, José Brito, Fernando Bezerra, Flávio Rocha, Rogério Marinho e Severino Dantas.

 

 

 

HOMENAGEADOS 2019

Francisco Nóbrega de Araújo

Nascido em 29 de janeiro de 1914, na cidade de Cruzeta/RN, Francisco Nóbrega de Araújo se destaca pela forte atuação no segmento do algodão, na Nóbrega e Dantas Indústria e comércio. Engenheiro agrônomo e industrial, foi um dos pioneiros da indústria têxtil no Rio Grande do Norte. Conhecido por seu espírito empreendedor, se dedicou a preservar a tradição algodoeira, oriunda de seus antepassados, valorizar e difundir a cultura do famoso algodão seridó. As indústrias possuem uma diversificada linha de produção que, além do algodão, produz fios e tecidos, ração animal e óleos vegetais. Estes produtos foram difundidos mundialmente por meio do empresário potiguar e marcam uma época áurea no Rio Grande do Norte.

 

 

Djalma Barboza da Cunha

Nascido em 28 de setembro de 1939, em Pendências (RN), é o segundo de sete filhos do casal João Calixto da Cunha e de Francisca Barbosa dos Anjos. Aos 9 anos começou a ajudar na Salina de propriedade do pai, em Macau. Aos 15 anos veio morar em Natal e passou a trabalhar no setor de comércio. Foi garçom, capoteiro de carro, motorista de ônibus, trabalhou nas lojas de tecido Casa do Antenor, Armazém Gravata, Armazém Potiguar, Preço Fixo, foi militar do Exército brasileiro, vendedor de móveis na Casa Régio, cerimonialista do governo Aluízio Alves, diretor do jornal Tribuna do Norte, guarda fiscal, auditor fiscal da Fazenda, gerente do Banco Sul-Brasileiro, chefe de gabinete do Instituto de Previdência do Estado, onde veio a assumir a presidência. Atuou como ceramista, na primeira cerâmica do Vale do Açu, a Cerâmica Mogiaçu. Em 1994, fundou a Água Mineral Cristalina, que completa 25 anos em 2019. E a Água Mineral Cristalina do Oeste, em Apodi. Seis anos depois, fundou a Essência do Campo, empresa de produtos de limpeza, também em Apodi. Até hoje, com os filhos, administra as empresas. Djalma é pai de seis filhos, Adriana, Dayse, Djalma Júnior, Bruno, Djalei e Djair.

 

 

Carlos Alberto de Sousa Rosado Segundo

Natural de Mossoró, Beto Rosado, como é mais conhecido, é deputado federal e engenheiro agrônomo, graduado pela Universidade Federal Rural do Semiárido (UFERSA), e especialista em gestão empresarial pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), foi pioneiro em cultivar hortaliças com a técnica da hidroponia na região da Chapada do Apodi. Em 2013, ocupou a Subsecretaria de Desenvolvimento Rural da Prefeitura de Mossoró, quando implantou um complexo Plano de Enfrentamento à seca, perfurando poços, ampliando o programa Garantia Safra e construindo uma rede de adutoras nas comunidades rurais. Desde 2015, foi eleito deputado federal, sendo reeleito para o mandato 2019-2023. É autor do livro “O Velho Chico é Potiguar”.

 

 

Diogo Dantas Gaspar

Formado em administração com habilitação em comércio exterior, pela Facex, e especialista em Gestão Industrial, o empresário Diogo Dantas Gaspar é fundador e presidente da Aquacoco e Sucos Sumo, desde o ano 2000. A indústria de beneficiamento de coco verde e sucos de frutas recebeu diversos prêmios, como o MPE Brasil Ciclo 2008 em duas categorias (indústria e desenvolvimento sustentável), o prêmio Top Empreendedor Ano 2006, Coqueiro de Ouro na Fenacoco (2017). A Acquacoco se destaca também pela política de ‘empresa amiga da natureza’, com a destinação do resíduo da produção (casca de côco verde) sendo reutilizado no plantio de coco como matéria orgânica.