IEL-RN promove encontro de imersão para definir planejamento estratégico 2023-2028

28/11/2022   11h34

Com objetivo de elaborar e formatar seu planejamento estratégico, o Instituto Euvaldo Lodi no Rio Grande do Norte (IEL-RN) realizou a Imersão de Gestão IEL com a presença de gestores e colaboradores durante o fim de semana em um hotel localizado em Ponta Negra. Durante a programação, foi feita desde a revisão dos conceitos de missão e valores até a elaboração dos projetos para as atividades do próximo ano.

Na abertura do evento, realizada na noite da última sexta-feira (25), o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), Amaro Sales de Araújo, fez um resumo do trabalho do IEL-RN ao longo da sua gestão e ressaltou “trabalhar caminhos antes não percorridos”.

Ele lembrou a missão dada ao superintendente do IEL-RN, Juan Saavedra, para fazer com que o Instituto atingisse sua sustentabilidade. “Pouquíssimos estados no Brasil poderão dizer que são sustentáveis. É um desafio servir como referência”, afirmou.

O diretor primeiro tesoureiro, Roberto Serquiz, elogiou a iniciativa do evento. “É feito pensando em avanço, no que o IEL pode oferecer a mais”, disse. Ele frisou que o Instituto tem ligação direta com o desenvolvimento. “Para empregabilidade e qualificação no ambiente de negócios é muito importante isso que está sendo feito”, comentou.

Djalma Cunha Júnior, diretor regional do IEL-RN, explicou que o trabalho proposto é de planejamento e isso facilita a operacionalidade das ações do Instituto. “Quando a gente para, realmente, e analisa, isso evidencia os pontos fortes e fracos de todo o projeto. A gente passa a ver coisas que são oportunidades para o desencadear de um projeto macro”, declarou. Para ele, o IEL tem, na sua essência, a questão da capacitação, da gestão, da preparação dos estagiários, do jovem aprendiz. “Precisamos desenvolver os talentos”, alertou.

O diretor regional explica que, a partir deste evento, o trabalho será focado na questão educacional. “É a base de tudo. Um país que precisa ser desenvolvido, precisa de preparação das pessoas. O IEL tem esse papel na questão da gestão executiva, profissional das empresas”, analisou.

Já o superintendente IEL-RN, Juan Saavedra, disse que o evento também foi uma oportunidade de reconhecer o esforço da equipe e os resultados de 2022. “Que foram suma importância para história do IEL e da gestão do presidente Amaro Sales”, afirmou.

Saavedra informou que o desdobramento desse encontro vai ser a elaboração do planejamento estratégico que terá como horizonte 2023-2028 além de integrar ainda mais a equipe que tem dois novos colaboradores em Mossoró. “É um planejamento construído a várias mãos. Todos responsáveis pela elaboração, inclusive com apoio da Coordenadoria de Planejamento, Orçamento e Gestão (CPOG) e do MAIS RN”, disse.

Para o superintendente, foi um momento único no IEL-RN e oportunidade para desenvolver competências. Como destaques do Instituto neste ano, ele cita a execução metas de produção e a geração na receita de serviços. “O IEL está no patamar de ter gerado mais receita de serviço do que nos últimos 10 anos. É um marco muito grande”, concluiu.