ISI integra projeto nacional de Pesquisa e Desenvolvimento em energia solar

2/03/2021   12h31

Empresa geradora de energia limpa, a CTG Brasil se uniu com três instituições — entre as quais o Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI) — para executar um Projeto de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D) visando impulsionar o setor de energia solar no país. “Com duração prevista de dois anos, a pesquisa quer melhorar a previsibilidade, o desempenho e a produtividade de usinas solares fotovoltaicas a longo prazo”, destacou reportagem publicada no portal Exame.invest e assinada pela jornalista Maria Clara Dias.

Segunda a reportagem, o objetiva da pesquisa é “reduzir em até 10% o custo da energia solar no país, só com a ampliação da capacidade de prever diferentes cenários, impactos climáticos e novas tecnologias no setor”.

Caberá ao Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis, no Rio Grande do Norte, avaliar “as condições climáticas e o desempenho de cinco estações solares na região Nordeste”.

A Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) será “responsável por avaliar, em uma espécie de usina de laboratório, as diferentes tecnologias de painéis solares fotovoltaicos bifaciais”.

A Universidade Estadual Paulista (Unesp) ficará “a cargo de analisar o funcionamento dos inversores – peça responsável por transformar a luz solar em energia elétrica – no Laboratório de Eletrônica de Potência, localizado no município de Ilha Solteira, em São Paulo”.

A previsão é que os resultados científicos sejam publicados em 2022.

Para ler a íntegra da reportagem no site da Exame.invest acesse o link abaixo: