MAIS RN atualiza indicadores Focus que apontam novo aumento no IPCA, de 5,56%

21/02/2022   14h31

 

O MAIS RN atualizou, em plataforma digital, os dados do relatório Focus, que mostram as expectativas do mercado financeiro para a economia do país, em um levantamento feito pelo Banco Central. A atualização, desta segunda-feira (21), mostra que a previsão do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA aumentou, saindo de 5,15% (janeiro) para 5,56% (dado mais recente).

Isso representa uma tendência de aumento dos custos e de uma maior pressão da inflação.  O IPCA é usado como marcador da Inflação, calculado com base na variação do preço de uma cesta básica de bens e serviços.

 

Pela atualização, o PIB (Produto Interno Bruto) tem previsão de que em 2021 cresça 0,30%. O relatório diz que essa previsão do PIB se manteve estável ao longo do último mês. O relatório destaca ainda que o PIB do Brasil em 2020 foi de R$ 7,5 trilhões e 2021 obteve crescimento de 3,9%.  Quanto à inflação, o IBGE aponta que no finalizar dos dados, será de 10,38% no acumulado dos últimos 12 meses.

 

Na plataforma do Mais RN, os indicadores são apresentados de forma simples e de fácil leitura. O relatório é divulgado semanalmente e traz as das projeções das instituições financeiras para os principais indicadores econômicos.

 

Para os interessados em acompanhar a divulgação do relatório, o MAIS RN desenvolveu uma plataforma em Business Intelligence (BI) que é atualiza a divulgação dos dados. Na plataforma, se encontram as projeções para 2022 e 2023 do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo – IPCA, do Produto Interno Bruto – PIB, do Câmbio e da Taxa Selic.

 

Confira todos os dados, acessando a plataforma pelo link:

https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiYmFkOTJkOTgtNTc0Mi00ODZjLWIyOWEtNGI1MDI0YzRhY2ZiIiwidCI6IjhmMDYyNWI4LTkzM2YtNDM3Yi1iNDE4LTA5NTcxZTY5YmZlNCJ9&pageName=ReportSection