MAIS RN, da FIERN, recebe visita do deputado estadual Hermano Morais

21/07/2022   16h56

O MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN), recebeu uma visita do deputado estadual Hermano Morais, na tarde dessa quarta-feira (20). No encontro, o coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, e o gerente técnico, Pedro Albuquerque, apresentaram a história e atuação da unidade.

Lançado em 2014 como um estudo que apontava os rumos para o crescimento econômico do Rio Grande do Norte, o MAIS RN evoluiu para uma unidade que trabalha continuamente com uma metodologia em tríplice hélice e atua para a integração futura da inteligência de dados com a rede nacional do Observatório da Indústria para promover o desenvolvimento do estado.

Durante a reunião, o coordenador do MAIS RN apresentou as principais entregas do núcleo e ressaltou que há, no Rio Grande do Norte, uma janela de oportunidades para o desenvolvimento econômico. Marinho citou o protagonismo do estado como fonte de energias renováveis e produção de hidrogênio verde, bem como a expansão do potencial da fruticultura irrigada com a chegada das águas da transposição do Rio São Francisco.

Ao comentar sobre o MAIS RN, o deputado Hermano Morais afirmou que “é um instrumento bem atualizado com informações sobre as potencialidades do nosso estado e os caminhos a serem seguidos para promover o seu desenvolvimento”.

“Essa iniciativa da FIERN tem sido uma grande contribuição para o Rio Grande do Norte, que vive um bom momento para a consolidação da sua economia. Temos, no nosso estado, condições naturais que, se somadas a providências administrativas, elevarão o patamar de desenvolvimento, gerando emprego e renda”, destacou o parlamentar.

“Eu louvo e parabenizo a Federação das Indústrias do RN e os que fazem o MAIS RN por essa feliz iniciativa para o desenvolvimento do nosso estado. E recomendo, a quem quiser e tiver interesse em promover o desenvolvimento do Rio Grande do Norte, que conheça esse trabalho, porque é muito atualizado e está à disposição do nosso estado”, concluiu Morais.

O coordenador do MAIS RN afirma que “não se trata de um plano, projeto ou programa”. “É um organismo pensante, de planejamento contínuo, e que pode tomar formas e conteúdos diferentes na medida em que interage com a realidade”, ressalta Marinho.

“Entendemos que o MAIS RN é uma absoluta inovação do ponto de vista da capacidade de pensar estrategicamente o Rio Grande do Norte. Nossa contribuição é trabalhar com os dados atuais, processá-los adequadamente e mostrar que estamos diante de um RN muito maior em cenários de oportunidades”, completa o coordenador.

A metodologia de trabalho em tríplice hélice consiste na realização de parcerias com empresas privadas, instituições acadêmicas e órgãos públicos para aprimoramento do trabalho de defender agendas no debate sobre o desenvolvimento do estado. “Nessa vertente, realizamos acordos de cooperação técnica (ACTs) com parceiros externos e estabelecemos agendas propositivas para diferentes setores”, explica o gerente técnico do MAIS RN.

“Pegamos temas complexos e importantes para o desenvolvimento do estado e traçamos parcerias com os órgãos por meio de ACTs. Isso porque, quando você se junta para debater esses temas e trocar dados sensíveis, é necessário segurança jurídica”, completa Albuquerque.

Além disso, o trabalho com inteligência de dados possibilita a manutenção de 40 plataformas digitais interativas que mostram mais de 100 indicadores sobre os setores da economia potiguar. De acordo com o gerente técnico, esse trabalho “consiste na captação de dados para formar informação, sistematização de plataformas, publicação de análises econômicas e atualização e correção de plataformas de Business Inteligence”, completa.

O MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria —, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.