Mês da Mulher: Compliance do Sistema FIERN promove ações preventivas contra assédio

8/03/2023   14h51

Com o início do mês de março, durante o qual se comemora o Dia Internacional da Mulher (8/03), a Gerência de Compliance do Sistema FIERN vai intensificar as ações voltadas à prevenção e combate ao assédio sexual, moral e situações de violência contra a mulher. Essas ações terão como um dos fundamentos a Lei que instituiu o Programa Emprega Mais Mulheres, que tem um capítulo dedicado a essas medidas preventivas no âmbito do ambiente de trabalho, com prazo de 180 dias para adaptação das empresas e instituições.

“A lei tem o viés de garantir e dar mais força à empregabilidade das mulheres, com apoio à maternidade e combate ao assédio e outras violências. Com isso, veio com um aspecto relevante para a área de Compliance, porque um dos maiores riscos reputacionais para as empresas, com relação aos seus negócios, à empregabilidade e à retenção de talentos, diz respeito à percepção dos colaboradores de que trabalham em um ambiente que proporciona saúde física e emocional”, afirma advogada Gabriella Rebouças Barros, gerente de Compliance da FIERN.

Ela acrescenta: “Um ambiente corporativo saudável, com prevenção contra o assédio e violência, implica em boas entregas dos colaboradores, em capacidade de atrair talentos. Isso é um foco, atualmente, para qualquer CNPJ que assimile os conceitos de compliance”.

Por isso, explica, é oportuno ampliar as ações nessa área a partir do mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher.

Ela lembra que algumas medidas já vêm sendo adotadas nas instituições que integram o Sistema FIERN. As informações sobre os cuidados para evitar assédio e constrangimentos são transmitidas nos eventos e integração dos quais participam novos colaboradores. “Os treinamentos e reciclagens para reforçar esses conceitos e métodos preventivos são constantes”, diz a gerente de Compliance.

Também há uma Ouvidoria por intermédio da qual podem ser feitas denúncias, com a garantia de confiabilidade, anonimato e não retaliação. Outro instrumento de promoção de defesa de um ambiente de trabalho saudável é a nova CIPA, que agora, além de ser uma comissão de prevenção ao acidente, atua contra o assédio.

“Vamos colocar no nosso cronograma, além de tudo isso, novas ações de capacitação, mais do que temos feito nos últimos meses, de divulgação para envolver todos os colaboradores dos diversos níveis de gestão para assegurarmos o entendimento da importância de termos um ambiente de trabalho que não seja permissivo nem permita violações à lei e ao próprio Código de Ética e conduta da Casa da Indústria”, destacou Gabriella Rebouças.