Mundo SENAI: Jovens apresentam projetos inovadores e divulgam conhecimento

11/11/2022   16h06

No Mundo SENAI 2022, realizado em Mossoró, nesta quinta-feira (10), um dos destaques foi a participação dos jovens. A plateia estava repleta deles na apresentação de projetos próprios desenvolvidos por estudantes do SENAI-RN. Um dos alunos, de apenas 15 anos, estava apresentando uma solução para uma situação-problema sugerida pela Petrobras. “O projeto consiste em um protótipo para simular duas situações que foram apresentadas pela companhia. Os alunos tiveram que planejar, projetar e por em prática a solução que desenvolveram”, explicou Kergivaldo Medeiros, professor do SENAI-RN.

 

 

 

Paulo Costa, 23 anos, e Vinícius Gabriel, 15 anos, foram selecionados entre 500 outros trabalhos de todo o Brasil. A solução dos jovens foi tão boa que vai ser apresentada em nível nacional, como um dos melhores trabalhos do projeto.

 

“Foi uma experiência completamente transformadora, haja vista que é um curso profissionalizante. Eu sou da área de engenharia de petróleo e foi uma forma de unir conhecimentos”, disse o aluno Paulo Costa, da turma do Programa Petrobras de Jovem Aprendiz (PPJA), uma parceria do SENAI-RN com a empresa.

 

Mas, sem dúvida, o mais animado era o Vinícius. “Foi incrível esta vivência, que aprendi, os laboratórios que eu conheci no Senai. Todos os professores muito capacitados. Eu nunca tinha visto nada parecido. O conhecimento que adquiri vou levar para minha vida inteira. Mesmo sendo muito novo, eu consegui captar muito dos professores”.

Vinícius teve que apresentar para uma plateia de jovens e adultos, para orgulho da mãe que acompanhava a apresentação do adolescente. O sentimento de orgulho é o mesmo que move Marcos Aurélio. Ele é estudante do SENAI Unidade Natal, e veio até Mossoró passar os conhecimentos de robótica adquiridos no curso aos visitantes do Mundo SENAI.

 

“Nós trouxemos a robótica Lego por ser uma forma mais prática de trabalhar. No SENAI, possuímos a robótica industrial que serve para muitos outros âmbitos como alimentícios, automobilísticos. Mas trouxemos a robótica Lego para instigar a curiosidade dos jovens e adultos. Estamos fazendo aqui uma esteira seletora, que serve para selecionar objetos específicos, muito utilizada em aeroportos”, afirmou Marcos Aurélio.

 

O bibliotecário Caio Delfino é o responsável pelo SENAI Lab, que dá aos alunos o suporte na criação de soluções para a indústria e nos trabalhos dos cursos. “Nosso objetivo é demonstrar o potencial da robótica, para que inspire e aproxime os alunos envolvidos. Estamos usando kits de Lego para desenvolvimento de robôs, mas essa lógica usada na montagem e programação são os mesmos princípios da robótica industrial”, explicou Caio Delfino.

 

O Mundo SENAI, que aconteceu em Mossoró neste ano, reuniu ações de todas as unidades do Senai no estado, deu oportunidade para os mais de 2 mil visitantes – a maioria estudantes do ensino médio e fundamental — de se encantar com diversas áreas como: robótica, mecânica, elétrica e segurança do trabalho.