NAC e Caixa levam conhecimento sobre linhas de crédito aos empresários

28/11/2018   15h30

As linhas de crédito da Caixa Econômica Federal e os cuidados que os empresários devem ter no momento de buscar e contratar um financiamento foram alguns dos assuntos das palestras na manhã desta quarta-feira (28), no Espaço Cultural da Casa da Indústria, promovidas pelo Núcleo de Acesso ao Crédito (NAC), em parceria com a Caixa Econômica Federal (CEF).

Ao abrir o evento, o diretor primeiro secretário do Sistema FIERN, Heyder Dantas, destacou a importância de inciativas que levam informações aos empreendedores sobre os financiamentos disponíveis nas instituições bancárias, principalmente para as micro e pequenas empresários.

Coube à economista e consultora da CNI, Maria Aparecida Bogado fazer uma apresentação sobre as precauções que as empresas devem adotar com relação ao crédito. Ela destacou aspectos que precisam ser observado antes de se tomar a decisão sobre o pedido de um financiamento: avaliação detalhada da situação de mercado e financeira da empresa, planejamento de ações de curto prazo, análise do fluxo de caixa, organização dos compromissos financeiros, cumprimento rigorosamente dos períodos de vencimento, identificação dos pagamentos a vencer, redução dos prazos de recebimento oferecendo vantagens aos clientes para pagamento antecipado, busca de alternativas que possam gerar recursos.

O gerente regional de Pessoa Jurídica da Caixa Econômica Federal, Marcelo Almeida Figueiredo, fez uma exposição sobre a forma de atuação das instituições, as parcerias com a CNI e FIERN, além dos principais produtos e serviços voltados à indústrias e demais empresas.

Marcelo Figueiredo destacou alguns números que mostram a dimensão da Caixa, como os 157 anos de existência, 80 milhões de clientes, 86 mil funcionários e presença em 5.499 municípios brasileiros.

As palestras também tiveram a participação de gerentes de agências e foi acompanhada por empresários e profissionais interessados na capacitação sobre financiamento empresarial. “O relacionamento deve significar confiança e vantagens para as duas partes. Por isso, a Caixa busca parceiros e prioriza relacionamentos consistentes, ou seja, clientes engajados”, destacou Marcelo Figueiredo.