No GO!RN, Comissão de Inovação da FIERN destaca evolução da aproximação da Indústria com universidades

31/10/2022   15h29

A aproximação entre o setor produtivo e as universidades para levar inovação às empresas e superar desafios dos empreendedores foi um dos assuntos em debate durante o GO!RN, no Centro de Convenções. O painel reuniu, no último sábado (29), entre os palestrantes, a secretária executiva da COINCITEC (Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia), Susie Macêdo, a presidente do Conselho de Administração do Parque Científico e Tecnológico Augusto Severo (PAX/RN), Ângela Paiva, e o diretor do Parque Tecnológico do Instituto Metrópole Digital, Rodrigo Romão.

Os programas desenvolvidos pela COINCITEC foram um dos destaques do painel, realizado no Espaço Empreendedor do GO!RN. “Esse diálogo mostrou os avanços que estamos tendo e que devem ser fortalecidos em 2023”, disse Susie Macêdo. Ela citou programas como o “Empreendedorando, e o “Conexões RN: Indústria e Academia”, que são executados a partir dos grupos de trabalhado da COINCITEC.

“A Comissão também tem apresentado um suporte para modernização das políticas públicas que regulamentam a inovação, a ciência e a tecnologia do Estado”, acrescentou. “Então, há um desenvolvimento que deve prosseguir e se consolidar, com a ampliação do apoio das startups e dos programas para apoios de pesquisa aplicadas para solucionar desafios de empresas, setores e cadeias produtivas”, apontou.

A presidente do Conselho do PAX, ex-reitora Ângela Paiva, também fez uma avaliação positiva da evolução no relacionamento entre o setor produtivo e a indústria no Rio Grande do Norte. “Nos evoluímos bastante. Estamos, há décadas no diálogo, tentando que o ecossistema [de inovação] se fortaleça, que a relação entre o setor produtivo, a academia, os governos e a comunidade fique mais integrada. E, mais recentemente, esses segmentos trabalhando, cada um a seu modo, e com espaços de diálogo, tem evoluído. Por isso, a perspectiva do empreendedorismo no RN é positiva, porque, a esses parceiros devem trabalhar conjuntamente”, disse.