Mais RN lança versão digital e irá monitorar a evolução do Covid-19 no RN

31/03/2020   15h00

O Mais RN ganha uma versão digital e uma nova missão nesse período de pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Considerado o principal plano de desenvolvimento estratégico do Rio Grando do Norte de longo prazo, o programa  lança, hoje (31), o Mais RN 4.0 Covid-19, com o Painel de Observação do Covid-19 no Rio Grande do Norte (Power BI) e o canal de diálogo com a indústria Sala de Situação. A plataforma será lançada, às 15h, na página do Mais RN https://www.fiern.org.br/painel-covid19-rn/ e no portal da FIERN https://www.fiern.org.br/coronavirus/.

 

 

A plataforma irá atuar no tratamento de dados da evolução do Covid-19 no Estado, por meio da tecnologia Power BI, bem como ser um espaço de interação com empresários e de proposição de ações. O Mais RN, em sua versão digital, é de fácil navegação com forte apelo à interatividade. Uma ferramenta para uso nos desafios diários de empresários, gestores públicos, políticos e estudiosos.

 

 

O coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, explica que a atualização digital do programa já estava pronta para ser lançada, com foco no desenvolvimento socioeconômico, mas diante do alastramento do vírus e dos efeitos da crise sobre a economia com a pandemia, a FIERN decidiu direcionar todos os seus esforços no apoio à sociedade e aos empresários industriais. E, neste momento, priorizar o acompanhamento e tratamento de informações do Covid-19 no RN.

 

 

São oferecidas informações, ferramentas e serviços para auxiliar em dificuldades enfrentadas nesse período e apontar as oportunidades e lições trazidas pela crise. “A versão digital do Mais RN 4.0 Covid-19 busca apoiar o empresário industrial, com a atualização e tratamento de informações importantes e de forma permanente, durante a pandemia, com dados oficiais, além de ouvir, dar o suporte necessário e propor ações”, afirma Marinho.

 

 

 

No BI (Power BI) do Painel de Observação, os dados sobre o novo coronavírus serão sistematizados e atualizados a partir dos boletins divulgados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), com dados sobre os casos suspeitos, descartados, confirmados e óbitos, identificando em mapas, além de fornecer a curva de evolução e gráficos que mostram um panorama real da doença em território potiguar.

 

 

Na Sala de Situação, os empresários terão acesso a técnicos para sanar dúvidas, orientar sobre medidas, mapeando demandas, oportunidades, sugestões e troca de informações relevantes nesse momento. Também serão disponibilizadas informações sobre produtos e serviços ofertados pelo Sistema FIERN (FIERN, SESI, SENAI e IEL), além da síntese dos decretos estaduais e federais que afetam a economia do estado, reunindo num só lugar o arcabouço legal que tem sido alterado constantemente, nesse período.

 

 

No médio prazo, a Sala também irá promover podcasts e lives com empresários, professores e técnicos das mais diversas áreas, como forma de troca de informações úteis que poderão ser usadas como exemplo de casos.

 

 

O assessor técnico de Economia e Pesquisa da FIERN , Pedro Albuquerque, acrescenta que a Sala de Situação terá o papel, dentro da missão do Mais RN, de “diagnosticar e propor”. “A ideia é dar voz ao empresário industrial, ter um canal de diálogo e, a partir das demandas identificadas com um diagnóstico por cadeia produtiva, criar uma agenda propositiva que a FIERN poderá atender seja com os serviços e produtos ofertados pelo Sistema FIERN, como também propondo e buscando soluções junto a governos e outros agentes”, explica Pedro Albuquerque.

 

 

 

 

Em um segundo momento, pós-pandemia, o coordenador do Mais RN, José Bezerra Marinho, explica que a Sala de Situação será mantida, mas com um formato de “Sala de Inteligência” voltado para receber e processar demandas da indústria e sugerir ações para o desenvolvimento econômico e social do Estado. E o BI passará a acompanhar as propostas e ações prevista nas edições do Mais RN, nos quatro eixos de atuação do programa.

 

 

“Passada a pandemia, a versão digital do Mais RN irá funcionar como um observatório do que já foi realizado ou não das metas e ações propostas em seu estudo e ainda apontar como poderão ser feitas. E, diferente de outros estados que têm o observatório e acompanham ações governamentais em benefícios da indústria, estaremos observando e cobrando, ao governo e instituições, as ações propostas pela própria indústria no Mais RN”, afirma o coordenador.

 

 

MAIS RN

Idealizado e coordenado pela FIERN e contando com a participação de inúmeros parceiros, o MAIS RN é o mais abrangente estudo já realizado sobre os caminhos do desenvolvimento socioeconômico do Rio Grande do Norte. Partindo de um criterioso diagnóstico, o estudo aponta cenários desejados e ameaças futuras, pontos críticos de atenção, atuais e potenciais.

 

 

O documento, elaborado em 2014, trazia 147 ações, sendo 37 prioritárias nas áreas de ambiente de negócios competitivo, infraestrutura e logística, serviços públicos e eficientes e capital humano. O estudo foi atualizado em 2018, com a agenda potiguar 2019-2022, que apontam 40 ações prioritárias com ênfase no equilíbrio fiscal, educação, saúde e segurança. O documento foi entregue aos governantes do Estado, como contribuição aos seus governos.

 

 

O Portal MAIS RN já conta com todo acervo teórico formado ao longo dos anos (edições, mapas, infográficos e notícias), uma ferramenta que auxilia os empresários, trabalhadores e a população do estado em geral.

 

Por Sara Vasconcelos, jornalista Unicom/FIERN