Participação da indústria no PIB do RN registra crescimento, aponta Mais RN

19/02/2024   10h29

A participação da indústria no Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Norte registra crescimento. É o que detalha o economista e analista de Negócios do Observatório Mais RN, João Lucas Dias, com base nos dados mais recentes do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), de 2021. O PIB do estado é de R$ 71,1 bilhões, sendo 20,7% dele representado pelo setor industrial, o equivalente a R$ 14,8 bilhões. Esta participação registrou um aumento de 2,2% em comparação ao ano anterior (2020), quando era de 18,5%.

 

Segundo João Lucas Dias, existiram momentos de queda e ascensão com relação aos números da participação da indústria no PIB potiguar. Em 2010, a participação atingiu 23,9%. No entanto, em cinco anos, a partir de 2016, ficou abaixo dos 20%, atingindo sua menor participação em 2019 (18,4%). Em 2021 é possível perceber um leve aumento.

 

“Quando a gente pega uma linha histórica da participação da indústria no PIB do Rio Grande do Norte, vemos momentos de maior participação e menor participação. Hoje, a indústria representa 20%, o que quer dizer um quinto da economia do estado, mas já representou  um quarto da economia. Em anos anteriores, chegou a representar 30%, 40% do PIB do estado”, avalia. 

 

O analista comenta, ainda, que mesmo em nível nacional a indústria representa cerca de 20% do PIB. “A realidade hoje, tanto no nível Brasil, é que a indústria representa aproximadamente 20%. Nos últimos anos, a indústria do RN representava entre 18% a 19%. Em um dado mais recente, temos uma participação com 20,7%. Isso demonstra um momento de crescimento, de ascensão”, disse. 

 

O analista de Negócios detalha que existem cinco setores que mais movimentam a economia da indústria potiguar. Trata-se do setor de derivados do petróleo e biocombustíveis, representando 30,2%; extração de petróleo e gás natural, com 21,2%; construção, com 20,4%; setor de alimentos, contribuindo com 7,4%; e manutenção, reparação e instalação de máquinas e equipamentos, com 5,0%. 

 

O economista avalia ainda que o cenário atual da participação da indústria no PIB demonstra crescimento do setor frente a outros segmentos importantes para a economia potiguar.  “[O crescimento da participação da indústria na economia] é importante pois representa uma sinalização de crescimento da indústria perante aos outros grandes grupos econômicos no Estado. Demonstrando maior força da indústria na capacidade de produção, em relação a comércio, serviços e agricultura”, completa. 

 

Em relação ao PIB industrial nacional, o RN contribui com 0,7% da economia brasileira, indicando uma leve queda em relação ao ano anterior, quando essa contribuição era de 0,8%. Esta é a menor taxa registrada na última década.

 

Observatório da Indústria Mais RN

 

Lançado em 2014 como um estudo, o MAIS RN, ao longo de quase uma década, inovou com a versão digital e, em 2023, passou a integrar a Rede Nacional de Observatórios da Confederação Nacional da Indústria (CNI).

 

Atualmente, o Observatório MAIS RN atua como uma unidade de inteligência e pensamento estratégico contínuo, com a metodologia da tríplice hélice, que consiste em realizar parcerias e ações conjuntas com o setor empresarial, instituições de ensino e pesquisa e com o poder público.