Presidente do COMPEM, Amaro Sales destaca agenda propositiva da CNI para indústria junto aos presidenciáveis

28/06/2022   18h47

Diretor 1º secretário da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e presidente do Conselho Temático de Micro e Pequenas Empresas (COMPEM) da CNI, Amaro Sales de Araújo, destacou a importância do evento “Diálogo da Indústria com os Pré-Candidatos à Presidência da República para as eleições 2022”, que será realizado pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) na quarta-feira (29), em Brasília.

Durante reunião do COMPEM, nesta terça-feira (28), Amaro Sales ressaltou que a CNI tem trabalhado temas em defesa da indústria. “A CNI tem uma atuação forte com uma agenda positiva de crescimento e desenvolvimento com as micro e pequenas empresas inseridas nesse contexto”, disse.

No Conselho, Sales destacou a chegada de Lytha Spíndola, que está na Diretoria de Desenvolvimento Industrial e Economia (DDIE) da CNI e ressaltou o acompanhamento permanente das propostas debatidas pela Confederação “para poder cobrar providências para o desenvolvimento sustentável do Brasil”.

Na pauta da reunião, a regra de dupla visita para as Micro e Pequenas Empresas “no âmbito da fiscalização do CREA” foi abordado por Daniel Arrais, da Federação das Indústrias do Espírito Santo (FINDES) e um representante da Diretoria Jurídica da CNI.

Amaro Sales frisou a importância de mais diálogo e orientação, por parte dos órgãos fiscalizadores, às MPES no tocante à regra de dupla visita aos micro e pequenos negócios. Ele destacou a relação da FIERN com o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA) no Rio Grande do Norte. “Temos uma verdadeira parceria lá no estado”, afirmou.

A Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e seus impactos para as MPEs também esteve na pauta do Conselho com apresentação da Diretoria Jurídica da CNI. Neste ponto, o presidente do COMPEM externou sua preocupação com as MPEs que não conseguem acesso à essa política de informação e precisam investir para capacitação e treinamento nisso. “É um tema que precisa avançar muito, pois sabemos que acarreta no aumento de custos para os micro e pequenos empresários”, comentou Amaro Sales.

Segundo a diretoria jurídica da CNI, a Confederação vai lançar um guia de boas práticas em LGDP e um dos capítulos trata das Micro e Pequenas Empresas.

Ainda na pauta, o “aviso prévio e prazo para regularização antes de desenquadramento do Simples Nacional pelo Fisco”, assunto sugerido pela Federação das Indústrias de Minas Gerais (FIEMG). “É preciso criar caminhos para o empresário neste aspecto”, alertou o presidente do COMPEM ao reforçar a necessidade de se ter uma boa contabilidade nas empresas.

Por fim, foi apresentada a plataforma SESI Facilita, criada para apoiar as MPEs na elaboração do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR). Amaro Sales elogiou a iniciativa e sugeriu que a ferramenta seja compartilhada com as unidades do SESI no país.