Presidente da FIERN defende consenso em favor da geração de empregos no RN

29/01/2020   13h31

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, defendeu um consenso entre governos e empresários em prol da geração de mais empregos e retomada do crescimento da economia do Rio Grande do Norte, a partir das reformas estruturantes. O discurso foi feito, na manhã desta quarta-feira (29), durante a abertura de evento com o secretário especial de Previdência Social, Rogério Marinho, que ministrou a palestra “As reformas que estão mudando o Brasil”, na Casa da Indústria.

Promovido pelas Federações das Indústrias (FIERN), do Comércio (Fecomércio), da Agricultura (Faern) e dos Transportes (Fetronor) do estado, o encontro reuniu cerca de 300 pessoas, entre representantes do setor produtivo, empresários, gestores e diretores da FIERN e autoridades políticas.

“O Brasil é uma tarefa de todos nós e as mudanças devem ser apoiadas por todos os brasileiros que acreditam e torcem pelo país. Sem ideologias ou posições radicais, cada um pode tentar contribuir para que o Brasil, realmente, confirme sua vocação natural de ser um gigante”, destacou Amaro Sales, ao enfatizar que o país é um patrimônio de todos e por isso é necessário refletir sobre os problemas e ajudar na construção de soluções que viabilizem o desenvolvimento nacional.

Além de avaliar os erros e acertos cometidos ao longo dos últimos anos, ele pondera que é preciso analisar quais são as medidas indispensáveis à construção das soluções que precisamos. E aponta outro consenso: “os governos, nas três esferas da administração, precisam dispor de mais recursos para investimentos em infraestrutura e projetos estruturantes”, disse.

Algumas medidas, segundo ele, são indispensáveis, mesmo que não tenham efeito imediato na geração de novos empregos. E destaca, para isso, a revisão das normas regulamentadoras. “Não é razoável para um empreendedor articular e executar a complexidade de normas que incidem sobre o seu negócio. A revisão, neste sentido, para que se tenha menos burocracia e maior segurança jurídica, seguramente, resultará em benefícios para o trabalhador e para a sociedade que, em última análise, é a grande beneficiária do desenvolvimento econômico”, afirma.

Já as reformas de maior repercussão, como a administrativa e a tributária, são consideradas “indispensáveis e inadiáveis”. Ele lembrou que as atualizações trabalhista e previdenciária foram construídas em prol do futuro do povo brasileiro, sendo ambas articuladas com amplo debate nacional, pelo potiguar Rogério Marinho, que “receberá ainda mais o justo reconhecimento de sua relevante contribuição para o futuro do País”, destacou o presidente da FIERN.

“As relações do trabalho precisavam reconhecer as mudanças ocorridas ao longo dos últimos anos e incorporar regras de equilíbrio e de estímulo ao emprego. Quanto as contas da previdência, que indicavam prejuízos graves, algo precisava ser feito. A atualização chegou, foi aprovada e os resultados virão ao longo dos próximos anos”, disse.

O presidente do Sistema Fecomércio-RN, Marcelo Queiroz, também destacou a relevância da discussão em torno das reformas necessários e os impactos já gerados. “Mais uma vez, estamos reunidos em torno de um tema de extrema relevância para o nosso país. Debatemos aqui que as reformas necessárias para que o país retome o rumo do desenvolvimento, como aconteceu com a Previdência, deve se repetir para as reformas Tributária, Administrativa e Política. É preciso reorganizar o país, fazê-lo caber nos custos que a sociedade consegue pagar e tornar, definitivamente, valores e conceitos como ética, transparência, produtividade, retidão e trabalho em pontos palpáveis e indissociáveis do nosso dia a dia”, afirmou.

Uma homenagem foi prestada, durante o evento, ao assessor da FIERN, Marcos César Formiga Ramos, ex-prefeito de Natal, professor universitário e ex-deputado federal, falecido esta semana.