Presidente da FIERN destaca necessidade de o Estado cumprir a LRF

22/10/2018   15h58

 

Ao abrir a edição especial do Fórum Caminhos do RN, nesta segunda-feira (22) o presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, alertou para a gravidade do desequilíbrio nas contas públicas do Estado. Ele citou a informação segundo a qual 57% das receitas do governo são destinadas aos gastos com folha de pagamento de pessoal do Poder Executivo, enquanto a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) determina um limite de 49% para essas despesas. Se forem somados os gastos com pagamento de servidores dos três Poderes, o comprometimento da arrecadação chega a 75,48% e a LRF estabelece um teto de 60%.

 

Amaro Sales citou esses números ao abrir a programação de Fórum, durante o qual os candidatos que concorrem neste segundo turno na eleição para o governo do Estado – Fátima Bezerra (PT), que falou aos empresários pela manhã; e Carlos Eduardo (PDT), que esteve na Casa da Indústria no período da tarde – foram sabatinados sobre assuntos como ajuste fiscal, geração de empregos, segurança pública, política de incentivos à indústria, segurança jurídica e licenças ambientais.

 

“Esse evento é claramente pautado em três razões: conhecer os candidatos e o que pensam; debater respeitosamente projetos, em particular o plano MAIS RN e saber para onde podemos caminhar, de acordo com o programa de cada candidato”, disse. Amaro Sales lembrou a contribuição do Sistema FIERN ao debate sensato e equilibrado de propostas, ao promover uma série de encontros com os candidatos a governador; atualizar o Plano Mais RN e colher a opinião da população com uma série de pesquisas de feita pelo instituto Certus.

 

 

Para Amaro Sales, é importante, neste período de campanha, discutir com mais profundidade e detalhes os problemas do Rio Grande do Norte. “Precisamos evidenciar os temas locais, com uma debate de propostas e possíveis soluções”, afirmou. A indústria potiguar, acrescentou, conta com o novo governo para que se tenha diálogo que propicie a superação dos entraves ao desenvolvimento. “Podemos e desejamos contribuir com o Rio Grande do Norte através de parcerias com o governo do Estado e outras instituições potiguares. Contamos que o novo governo ouça segmentos que representam a economia potiguar e nos convide para trabalharmos juntos em favor da construção de um novo tempo”, destacou.

 

Para ele, a administração pública tem um complexo e necessário desafio — cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal, adotando os percentuais legais em relação ao impacto do pagamento da folha de pessoal no orçamento do Estado. Além disso, ressaltou, existe um descompasso entre a receita e a despesa na Previdência. “Há um déficit que precisa ser enfrentado sob pena da decretação do caos nas finanças públicas”, avaliou.

 

Amaro Sales, antes de encerrar, fez um agradecimento aos diretores do Sistema FIERN, líderes empreendedores da indústria por participarem e contribuírem com a programação do Fórum Caminhos do RN. Destacou que nesta perspectiva de interlocução entre governo e setores produtivos, é indispensável um pacto pelo desenvolvimento do Rio Grande do Norte. “Todos têm o objetivo de um Estado melhor e os empresários podem dar uma contribuição”, disse.