Presidente da FIERN visita Escola SESI de São Gonçalo, referência no uso de tecnologia e meios digitais

16/08/2021   18h40

O presidente da FIERN e do Conselho Regional do SESI-RN, Amaro Sales e o superintendente regional, Juliano Martins

Com recursos inovadores para motivar e facilitar a aprendizagem, como lousas digitais interativas, impressoras 3D e robótica — além das instalações amplas e modernas — a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante vem se consolidando como referência nos Ensinos Fundamental 2 — a partir da 6ª série — e Médio. “Esta é uma escola concebida e pensada para transmitir conhecimento e tecnologia que preparem o jovem para o futuro, para as novas exigências do mercado de trabalho e para que possam contribuir ao desenvolvimento da indústria”, destacou o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, ao visitar a unidade, que está na segunda fase de reforma.

“Ao visitar essas instalações, notamos que aqui há um ambiente favorável ao ensino inovador. Encontramos os alunos, professores e coordenadores motivados e isso é importante, porque são eles que fazem a Educação”, acrescentou Amaro Sales, durante a visita, na manhã desta segunda-feira (16). O presidente da FIERN disse também que há um investimento no uso de tecnologia e na formação dos professores, que resultam em “resultados animadores”.

Superintendente regional do SESI-RN, Juliano Martins informou que, com esses diferenciais, a SESI Escola de São Gonçalo do Amarante é atualmente referência nacional na rede de ensino do Serviço Social da Indústria. “Houve investimentos de R$ 800 mil com a lousa interativa para que o professor tenha plenas condições de dar uma aula que mantenha interesse do aluno e passe o conhecimento. Os estudos mostram ganho de 30% em termos de transmissão de informação. Então, em um ano, o ganho é muito significativo para o estudante”, comentou.

Ele cita também a Arena de Robótica que está em fase de instalação, com investimento de R$ 1,5 milhão para que os jovens tenham contato com essa atividade em um ambiente diferenciado e único no país.

O diretor da Unidade de Ensino, Anderson Vieira, acompanhou toda visita e apresentou os novos espaços. Para o professor de Física de Oficinas Tecnológicas, Josinaldo Araújo, a SESI Escola “Trata-se de um ensino inovador e transformador, voltado às novas tecnologias, com o aluno em contato, desde o ensino fundamental, com plataforma digitais, modelagem computacional e robótica”, afirmou.

Os depoimentos dos alunos, durante a visita do presidente da FIERN, confirmam que estão motivados. “Sempre quis estudar aqui”, disse Eloá Queiroz, 11 anos. “Eu passava em frente e dizia: Que escola legal, quero estudar aqui”, narra. Agora, que faz o 6º ano do Ensino Fundamental na Escola do SESI, Eloá tem convicção de que fez uma escolha acertada. “Acho muito legal esta proposta do SESI do ensino com tecnologia. Isso é o que teremos daqui para frente, os alunos precisam se preparar para o futuro. A lousa digital eu só tinha visto em filmes. Mas aqui os professores usam normalmente e eu até já escrevi nela” comenta.

Os interessados sobre outras informações da SESI Escola de São Gonçalo podem ligar para o telefone número 3208-1461.