Presidente do Sistema FIERN afirma que “o Estado é uma tarefa de todos nós”

14/12/2018   12h58

O presidente do Sistema FIERN, Amaro Sales de Araújo, fez a defesa do diálogo e da união de esforços para que os desafios do Rio Grande do Norte sejam superados e o Estado retome o caminho do desenvolvimento. Este foi o tom do pronunciamento, durante café da manhã, nesta sexta-feira, 14, na Casa da Indústria, que reuniu a governadora eleita, Fátima Bezerra (PT), além de deputados federais e senadores eleitos e reeleitos, com dirigentes e lideranças da FIERN e dos sindicados filiados à instituição.

“O diálogo é, verdadeiramente, o melhor instrumento de mediação de conflitos e de construção de novos caminhos. E uma das sugestões mais importante do MAIS RN é a interlocução dos Poderes e da sociedade em torno de um grande pacto pelo Rio Grande do Norte”, afirmou Amaro Sales.

Ele destacou que o encontro com a governadora e a bancada eleita e as lideranças da indústria potiguar foi articulado pela FIERN para reiterar a disposição de apoio, colaboração e torcida dos industriais potiguares e de suas entidades representativas para o êxito do novo governo.

“O Rio Grande do Norte é um desafio relevante para ficarmos aguardando que, sozinho, o governo resolva tudo. Não deve ser assim. O Estado é uma tarefa de todos nós, cabendo ao governo a coordenação e liderança deste novo esforço de superação dos problemas graves que nos afetam”, destacou.

Amaro Sales disse que o encontro também foi importante para apresentar o Sistema Indústria à bancada federal. “Estamos à disposição de todos. Tanto em Brasília, quanto em Natal vamos colaborar, podendo esclarecer, comentar, pesquisar, enfim, contribuir com o debate acerca de qualquer tema relacionado à indústria ou ao desenvolvimento econômico”, acrescentou.

Entre os temas que devem ser abortados neste diálogo, disse o presidente da FIERN, está a defesa do Sistema S. “Lembro, sempre que posso, que o Sistema S é um aliado do desenvolvimento nacional. Criado pela atuação de empresários há décadas e composto por instituição privadas, é reconhecido pela qualidade de seus produtos e serviços e pela credibilidade da atuação em todo o território nacional, sempre a serviço do fortalecimento do empreendedorismo, com competitividade e sustentabilidade”, afirmou.

Outro aspecto que Amaro Sales reafirmou foi a necessidade de apoio às micro e pequenas empresas. No país, são 6,4 milhões de estabelecimentos com essas características. Além disso, há sete milhões de microempreendedores. “Esse contingente é importante porque gera empregos formais e ajuda a circular renda”.

O presidente da Federação das Indústrias disse também que os empreendedores potiguares estão à disposição para um esforço em favor do Estado e do País. “Somos cidadãos e cidadãs comprometidos com a sustentabilidade de nossos empreendimentos e, evidentemente, colaboramos diariamente para um Brasil melhor e um Rio Grande do Norte mais feliz”.

Ao lado do vice-presidente da FIERN, Pedro Terceiro de Melo, e dos senadores eleitos Capitão Styvenson (Rede) e Zenaide Maia (PHS), do suplente de senador Jean-Paul Prates, dos deputados federais eleitos e reeleitos Rafael Motta (PSB), Benes Leocádio (PTC), o presidente da FIERN ainda destacou que é preciso unidade das forças políticas, sociais e econômica para que, cada vez mais, o ambiente de negócios do Rio Grande do Norte, seja atrativo, seguro e próspero. “Assim, para iniciarmos um diálogo perene e de qualidade estamos aqui, Sejam sempre bem-vindas e bem-vindo à Casa da Indústria”, ressaltou.