Produção industrial potiguar cresce moderadamente em abril, mostra Sondagem/FIERN

17/05/2022   14h15

A Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, em abril, o nível de produção industrial registrou crescimento menos acentuado na comparação com o mês anterior (indicador de 50,5 pontos). Acompanhando esta tendência, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) passou de 73% para 77%. Com esse resultado, a UCI está 12 pontos percentuais acima do valor registrado em abril de 2021 (65%) e 7 pontos percentuais sobre sua média histórica (agora em 70%). Entretanto, na percepção dos empresários potiguares, a utilização da capacidade está abaixo do padrão usual para o mês (indicador de 46,3 pontos), comportamento que se vem repetindo ininterruptamente desde agosto de 2018. Além disso, os estoques de produtos finais voltaram a cair e ficaram abaixo do nível planejado pelo conjunto da indústria.

Em maio de 2022, os industriais potiguares apontaram expectativas de crescimento na demanda, nas compras de matérias-primas e nas exportações nos próximos seis meses. Contudo, esperam queda no número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir, atingindo 60,0 pontos, o que representa alta de 10,8 pontos na comparação com abril de 2022 (49,2 pontos) e de 5,5 pontos em relação a maio de 2021 (54,5 pontos).

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram aumento na produção, preveem que a demanda e a quantidade exportada não se alterarão e que o pessoal empregado deverá se reduzir nos próximos seis meses. As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram estabilidade na produção, esperam aumento na demanda e nas exportações e acreditam que o número de empregados deverá se manter nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 16/05 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se que, de um modo geral, as avaliações convergiram, com a diferença de que os empresários nacionais apontaram queda na produção (indicador 46,5 pontos), tendência já esperada para o mês; a Utilização da Capacidade Instalada (UCI) manteve-se em 69%; os estoques de produtos finais registraram estabilidade (50,0 pontos) e ficaram pouco acima do nível planejado (50,6 pontos); e preveem crescimento no número de empregados nos próximos seis meses (52,8 pontos).

Evolução mensal da Indústria

Os resultados da Sondagem das Indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, realizada entre os dias 2 e 10 de maio de 2022, mostram que a produção industrial potiguar registrou leve alta em abril, comparativamente ao mês anterior. Ressalte-se que esse é o maior valor para um mês de abril desde 2010, quando o indicador atingiu 52,5 pontos.

O indicador de evolução da produção decresceu 6,8 pontos em abril de 2022, passando de 57,3 para 50,5 pontos, mas segue acima da linha divisória de 50 pontos, mostrando leve aumento na produção, comparativamente ao mês anterior (valores acima de 50 pontos indicam expansão), porém em intensidade mais fraca relativamente ao patamar anterior. Na comparação com abril de 2021, o índice subiu 8,0 pontos (42,5 pontos). O indicador das pequenas empresas ficou em 52,1 pontos, revelando crescimento moderado da produção (contra 55,8 pontos da Sondagem de março). Já o índice das médias e grandes passou de 57,8 para 50,0 pontos, mostrando estabilidade da produção comparativamente ao levantamento anterior.

O indicador de evolução do número de empregados recuou 2,4 pontos em abril de 2022, passando de 49,8 para 47,4 pontos, mostrando queda no emprego em relação ao mês anterior. Na comparação com abril de 2021, o indicador decresceu 4,5 pontos (51,9 pontos). Desmembrandose os resultados pelo tamanho da empresa, observa-se comportamento evolutivo diferenciado entre os dois portes analisados. O indicador das pequenas empresas cresceu 1,6 ponto, passando de 44,2 para 45,8 pontos, indicando suavização no declínio. Já o das médias e grandes caiu 3,7 pontos, de 51,6 para 47,9 pontos, ou seja, caiu, após registrar crescimento. Todavia, os índices dos dois portes de empresas situaram-se abaixo da linha divisória de 50 pontos, mostrando retração no número de empregados comparativamente ao levantamento de março.

Para maiores informações, acesse Sondagem Industrial do RN na íntegra aqui: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2022/05/SONDIND_abr2022.pdf