Produção industrial potiguar volta a cair em novembro

17/12/2020   16h56

A Sondagem das indústrias Extrativas e de Transformação do Rio Grande do Norte, elaborada pela FIERN, revela que, no mês de novembro, a produção industrial potiguar voltou a cair, após registrar aumento por cinco meses seguidos. Mesmo assim, o nível médio de utilização da capacidade instalada (UCI) subiu de 69% para 70% na passagem de outubro para novembro, embora tenha sido considerado pelos empresários consultados como abaixo do padrão usual para o período. Em linha com a queda da produção, o número de empregados também caiu, mantendo a tendência que vem sendo observada desde outubro de 2017. Além disso, os estoques de produtos finais cresceram – sinalizando enfraquecimento da demanda -, mas ficaram abaixo do nível desejado pelo conjunto da indústria. No que tange às expectativas para os próximos seis meses, os empresários estão otimistas quanto à evolução da demanda, das compras de matérias-primas e da quantidade exportada dos produtos, porém preveem estabilidade no número de empregados. A intenção de investimento, por sua vez, voltou a subir – alta de 5,2 pontos na comparação com novembro e de 0,7 ponto em relação a dezembro de 2019.

Quando comparados os dois portes de empresa pesquisados, observam-se, em alguns aspectos, comportamento divergente. As pequenas indústrias apontaram queda no número de empregados e nos estoques de produtos finais. As expectativas para os próximos seis meses são de estabilidade na demanda e na quantidade exportada; e pessimistas quanto às compras de matérias-primas. As médias e grandes empresas, por sua vez, assinalaram estabilidade no número de empregados e aumento nos estoques de produtos finais; e os empresários seguem otimistas com relação à demanda, às compras de insumos e às exportações nos próximos seis meses.

Comparando-se os indicadores avaliados pela nossa Sondagem Industrial com os resultados divulgados em 17/12 pela CNI para o conjunto do Brasil, observa-se tendências divergente da potiguar em indicadores importantes, sugerindo que o processo de recuperação da indústria é desigual não apenas entre os portes empresariais, conforme se verifica no RN, mas também regionalmente. Na indústria nacional, os empresários reportaram aumento na produção e no emprego, atividade acima do usual para o mês, queda nos estoques de produtos finais e expectativas otimistas com relação ao pessoal ocupado nos próximos seis meses.

Para acessar a íntegra da Sondagem RN acesse: https://www.fiern.org.br/wp-content/uploads/2020/12/SONDIND_nov2020-2.pdf

Para maiores informações sobre a Sondagem nacional, favor acessar o link: http://www.portaldaindustria.com.br/estatisticas/sondagem-industrial/

Fonte: – Unidade de Economia e Pesquisa da FIERN – Gerente: Sandra
Lúcia Barbosa Cavalcanti – Elaboração: Silvana Maria de Araújo