Projeto destaca caminhos para uma cidade inteligente, aberta e participativa

29/10/2020   18h54

Os candidatos à Prefeitura de Natal receberam uma documento que aponta os caminhos para uma cidade inteligente. O programa “Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante” foi apresentado por representantes da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Federação das Indústrias do Estado (FIERN), Federação do Comércio de Bens Serviços e Turismo (FECOMÉRCIO-RN) e Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE-RN) nesta quinta-feira, durante coletiva de imprensa, no Hotel Escola Barreira Roxa.

“Quando um conjunto de entidades apresenta um documento como este, direcionado para se chegar ao objetivo de uma cidade inteligente, estamos preparando o ambiente para o gestor público encampar a ideia e chegar a esse patamar em sua administração”, destacou Djalma Barbosa Júnior, diretor de inovação do Sistema FIERN.

Ele afirmou que o projeto de cidades inteligentes tem eixos fundamentais para a indústria: a mobilidade, o desenvolvimento de startups e o meio ambiente. “O Rio Grande do Norte inclusive é referência no Brasil em energias renováveis, então, precisamos entender esse setor pode estar inserido na preparação deste ambiente favorável a uma cidade inteligente, que naturalmente precisa de energia limpa”, acrescentou.

Paro o diretor de Inovação da FIERN, outro aspecto fundamental é a preparação das pessoas, uma vez sem que os moradores do município precisam estar envolvidos e integrados no projeto. E, nisso, ressaltou, o SENAI pode contribuir com capacitação e atuação na área de formação.

O reitor da UFRN, José Daniel Diniz, disse que a elaboração e lançamento do documento com o programa de cidade inteligente é uma demonstração do compromisso das instituições que estão juntas na iniciativa. “É muito importante, neste momento de escolha dos futuros gestores da nossa cidade, que a sociedade apresentar sugestões e contribuições para uma cidade cada vez melhor”, afirmou.

Ele ressaltou que a ideia de cidades inteligentes ganha cada vez mais importância. Serviços públicos fundamentais como saúde, educação e segurança, disse o reitor, podem melhorar com este tipo de recurso. A pandemia confirmou o alcance da tecnologia e da comunicação. Ele comentou que foram desenvolvidas soluções de tecnológica para a gestão de leitos hospitalares que melhoraram no enfrentamento da doença. “As cidades que se preparam mais reduziram os efeitos da pandemia junto a seus cidadãos”, afirmou.

Os representantes da FECOMÉRCIO, Raniere Pimenta, e do Sebrae, Marcelo Toscano, também destacaram que o programa das cidades inteligentes pode contribuir para melhorar a gestão pública.

O documento “Natal Cidade Inteligente – Prefeitura Aberta e Cidadão Participante”, que foi apresentado à imprensa e é assinado pela UFRN, FIERN, FECOMÉRCIO-RN e SEBRAE RN, detalha onze áreas essenciais para o desenvolvimento social e econômico da cidade, estimulando a inteligência municipal através do investimento, uso e absorção cultural de tecnologias.

Desde a saúde pública passando pela economia, educação, empreendedorismo, energia, governança, meio ambiente, mobilidade, segurança até tecnologia e urbanismo.

O objetivo da proposta é tornar Natal ainda mais atrativa para novos investimentos do setor. Para a Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte, a adoção de uma gestão baseada em dados é um estímulo a implantação e migração para a Indústria 4.0.

Entre os pontos citados na proposta encaminhada aos candidatos à Prefeitura de Natal está o uso de tecnologia para integração de dados e o incentivo a implantação de empresas da área e economia criativa, além de parques tecnológicos e incubadoras.

Confira os pontos abordados na proposta Natal Cidade Inteligente:

• Governança

Gestão Integrada do Território

Transparência e Dados Abertos

• Tecnologia

Conectividade e Inclusão Digital

Integração de Dados

• Urbanismo

Lei do Plano Diretor Estratégico Municipal

Implementar tecnologias colaborativas com o objetivo

• Educação

Competências Tecnológicas