RecicleJá – Aplicativo ajuda a destinar corretamente o lixo reciclável

17/04/2019   18h03

Com o objetivo de promover a comunicação entre quem gera resíduos recicláveis e quem o transforma, o Sindicato das Indústrias de Reciclagem e Descartáveis do RN – SindRecicla lança o aplicativo “RecicleJá”, que já está disponível para download em aparelhos com plataforma Android ou IOS e atende Natal e Região Metropolitana.

“Nós identificamos uma carência nos dois extremos: na cadeia da reciclagem – que tem dificuldade que o resíduo chegue a indústria – e a sociedade tem dificuldade em descartar”, explica o presidente do sindicato, o empresário Roberto Serquiz.

Ele destaca a importância de criar uma cultura do descarte correto do lixo. “Essa dificuldade foi muito evidenciada quando se tentou implantar a separação detalhada, ou seja vidro, plástico”, lembrou Serquiz; que enfatiza ainda que ao simplificar o processo de separar o lixo seco do molhado facilita a adesão ao processo.

Metal, ferro, papel, plástico, eletroeletrônico e óleo de cozinha são alguns dos produtos que podem ser negociados através do aplicativo.

“Agora a grande dificuldade é quem vai buscar este material”. E para suprir esta dificuldade foi desenvolvido durante dois anos, junto com a startup potiguar Themata este ecoponto virtual, para facilitar este encontro entre gerador e indústria.

Para Serquiz, o diferencial do RecicleJá é a ausência de intermediário entre “a escola, o condomínio e o bairro” com a indústria, favorecendo a criação de um ambiente econômico sustentável, com o equilíbrio social, ambiental e econômico. “Eles podem se mobilizar e gerar recursos. O resíduo tem valor”, ressalta.

O desenvolvido do RecicleJá pelo SindRecicla foi viabilizado pelo Programa de Apoio a Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias – PROCOMPI, realizado pelo Sistema FIERN, através do IEL/RN, em parceria com CNI e SEBRAE.

Confira aqui a íntegra da entrevista do empresário Roberto Serquiz a Rádio Agora RN – 97 FM: