Redução do Custo Brasil e Programa Soluções 4.0 são destaques na nova edição da Revista da Indústria do RN

6/09/2021   15h07

 

A urgência para redução do Custo Brasil – como forma de aumentar a competitividade da indústria e auxiliar na retomada da atividade econômica – é matéria de capa da nova edição da Revista da Indústria do Rio Grande do Norte. A publicação, de número 50, já está disponível no portal da FIERN e pode ser acessada pelo link https://online.pubhtml5.com/vcte/jein/#p=1

 

Um projeto do Ministério da Economia, que visa diminuir R$ 1,5 trilhão do Custo Brasil por meio da eficiência, produtividade e competitividade, foi apresentado à Diretoria da FIERN pelo secretário especial do ME Jorge Luiz Lima.

O valor – R$ 1,5 trilhão por ano – é a estimativa de quanto o Custo Brasil retira das empresas instaladas no país, o que equivale a 22% do Produto Interno Bruto (PIB).

 

O chamado Custo Brasil se refere ao conjunto de todos os gastos internos que atrapalham o crescimento do país, onerando produtos ou serviços brasileiros, além de influenciar negativamente o ambiente de negócios.

 

A necessidade de diminuir as despesas é abordada também no artigo do presidente Amaro Sales que trata sobre a urgência de uma ampla reforma do sistema tributário brasileiro para fomentar o crescimento econômico e reduzir as desigualdades sociais.

 

A Revista também traz todos os detalhes do primeiro edital de incentivo à inovação, lançado pelo Sistema FIERN, por meio do IEL-RN, o “Programa Soluções 4.0 – Negócios Inovadores”; além de abordar o programa de Certificação Profissional do SENAI-RN elaborado em parceria com a Alemanha; e os resultados expressivos do Ação pela Vida, que atingiu a marca de 205 mil doses de vacina aplicadas, em Natal e Mossoró, e reforça o apelo à população para tomar segunda dose de imunizante contra Covid-19.

 

Para ler estas e outras matérias de interesse do setor, acesse a Revista da Indústria do RN https://online.pubhtml5.com/vcte/jein/#p=1