Representante da FIERN participa de abertura da Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea

14/08/2019   12h54

A 4ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua foi aberta na manhã desta quarta-feira, no hotel Hotel Escola Barreira Roxa. Coube ao vice-presidente da FIERN, Francisco Vilmar Pereira, representar o Sistema Indústria no encontro, que prossegue, em Natal, até a próxima sexta-feira.

“Esse evento é importante, para engenharia do país e do Rio Grande do Norte, porque proporciona um intercâmbio entre os representantes das instituições que integram o sistema formado pelos conselhos federal e regionais de engenharia e agronomia”, destacou Vilmar Pereira.

Entre os temas abordados na reunião estão a padronização de procedimentos das Coordenadorias de Câmaras Especializadas dos Creas (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) nos registros dos cursos de ensino a distância; o posicionamento do Confea (Conselho Federal de Engenharia e Agronomia) quanto à fixação de carga horária mínima e proporcionalidade do salário-mínimo profissional quando do desempenho de atividades técnicas especializadas; e a alteração da Resolução nº 1002/2002 para acrescentar como condutas vedadas no exercício da profissão os atos praticados contra a imagem do órgão de classe e seus representantes.

Durante o encontro, também haverá uma explanação do procurador jurídico do Confea, Igor Garcia, sobre a PEC 108/2019, de autoria do ministro da Economia, Paulo Guedes, que dispõe sobre a natureza jurídica dos conselhos profissionais.

A engenheira civil Ana Adalgisa Dias, presidente do Crea-RN, também destacou a importância de Natal sediar a 4ª Reunião do Colégio de Presidentes dos Conselhos. “É uma satisfação imensa receber os representantes do Sistema para debater assuntos importantes e de interesse de todos que fazem o Sistema Confea/Crea e Mútua”, disse. “Neste Colégio de Presidentes”, acrescentou Vilmar Segundo, vice-presidente do CREA-RN, “os debates serão relevantes e oportunos para os rumos da engenharia e agronomia nacional e do Estado”.

O vice-governador Antenor Roberto e o deputado estadual Allyson Bezerra, presidente da Frente Parlamentar da Engenharia no RN, também participaram da abertura da 4ª Reunião do Colégio de Presidentes do Sistema Confea/Crea e Mútua.