Revistas destacam Institutos SENAI de Inovação

29/05/2019   11h16

 

Os Institutos SENAI de Inovação (ISIs) estão em destaque nas mais recentes edições das revistas Veja e Exame. Uma reportagem, produzida pela “Abril Branded Content”, afirma que “presentes em todas as regiões do Brasil, os ISIs estão abertos a empresário dos mais diversos setores e oferecem equipamento e profissionais preparados para resolver qualquer desafio”. Entre os Institutos citados, está o de “Energias Renováveis”, que tem a unidade física em Natal.

 

A reportagem afirma que a quarta revolução tecnológica está em curso e vem transformando o mundo com rapidez. “Neste cenário, novos negócios e desafios surgem em um mercado cada vez mais competitivo e, para ajudar a indústria brasileira a acompanhar esses movimentos, o SENAI implantou, nos últimos anos, 26 institutos de Inovação, constituindo a maior rede de apoio à pesquisa e ao desenvolvimento do país”, acrescenta. Essa rede conta com o apoio de instituições que são referências globais, como o Instituto Fraunhofer IPK, da Alemanha, e o Massachusetts Institute of Technology. (MIT), dos Estados Unidos.

 

“Criada para ser uma ponte entre o meio acadêmico e as necessidade do empresariado brasileiro, a rede de ISIs do SENAI atua com pesquisa aplicada e emprego prático do conhecimento no prazo exigido pelo mercado e com confidencialidade”, informa a reportagem. “Os institutos trabalham desde a fase pré-competitiva do processo de inovação, momento no qual nascem os conceitos, até o desenvolvimento de protótipos, quando o produto está prestes a ase fabricado pela indústria”, complementa.

 

Um desses ISIs é o de “Energias Renováveis”, que funciona no mesmo espaço físico do CTGÁS-ER e conta com uma equipe formada por doutores, mestres e especialistas. “Esse Instituto de Inovação [que funcionamento no Rio Grande do Norte] é resultado de um programa nacional, desenvolvido a partir do que se identificou serem pontos que precisam se trabalhados de forma transversal, ou seja, em praticamente em toda a indústria, e que envolvem aspectos como tecnologia da informação, laser, automação, robótica, design e energia, entre outros”, afirmou Rodrigo Diniz Mello, diretor do ISI e do CTGÁS-ER.