RN é destaque no Prêmio Nacional de Inovação 2021/2022

9/03/2022   09h48

 

A empresa Brasil Química de Mineração Industrial (BQMIL) e o Ecossistema de Inovação da Grande Natal se destacaram no Prêmio Nacional de Inovação, nas categorias Inovação de Processos, modalidade Média Empresa, e Ecossistema de Inovação, modalidade Em Desenvolvimento, respectivamente. A solenidade de entrega do Prêmio Nacional de Inovação, a maior do país no segmento, foi realizada na noite desta terça-feira (8), em São Paulo.

 

O presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, os diretores Djalma Barbosa Júnior e Marcelo Rosado, os superintendentes do SENAI-RN, Emerson Batista, e do IEL-RN, Juan Saavedra, o diretor executivo do ISI-ER e CTGAS-ER, Rodrigo Mello, e a assessora do NAGI Helen Buonora participaram do evento.

 

Ao todo, 2.173 instituições de todos os estados do país se inscreveram. Destas, 44 instituições se classificaram para a final, sendo 35 empresas e 9 ecossistemas de inovação.

 

Promovido pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE), o prêmio destina-se às empresas industriais, aos pequenos negócios de todos os setores e aos ecossistemas de inovação de todo o território nacional e busca incentivar e reconhecer os esforços destas instituições que atuam no Brasil.

 

Na abertura, o presidente da CNI, Robson Braga de Andrade, destacou que as iniciativas voltadas para o avanço tecnológico têm maior sentido quando associadas à redução das desigualdades sociais. Para ele, o binômio inovação-inclusão deve ser presente na construção de uma estratégia nacional de inovação tecnológica para elevar a competividade e sustentabilidade do Brasil.

“Para superar os desafios contemporâneos, o Brasil deve intensificar as ações voltadas ao desenvolvimento tecnológico da indústria. Isso requer, entre outras medidas, incentivos à ciência e à pesquisa, à qualificação dos trabalhadores e à melhoria da educação”, destacou Robson Andrade.

 

A premiação é dividida nas categorias de Inovação em Produto, Inovação em Processo, Inovação em Sustentabilidade, Gestão da Inovação (opcional) e Destaque em Saúde e Segurança no Trabalho. A categoria Ecossistemas de Inovação reconhece até três ecossistemas com níveis de maturidade: em estágio inicial, em desenvolvimento e em estágio consolidado.

 

A inovação em produtos e processos, com foco na sustentabilidade e economia circular fez a indústria de argamassa BQMIL figurar entre as três melhores empresas de Médio Porte do país participantes da premiação.

 

A BQMIL é reconhecida nacionalmente por implantar inovação em seus produtos e processos. A empresa foi também uma das três finalistas na edição 2019 do Prêmio Nacional de Inovação. A trajetória foi iniciada desde 2009. E conta com diversos serviços e consultorias do Sistema FIERN. Desde 2013, a empresa recebe consultoria em diversas áreas e conta com a atuação integrada do IEL, SESI e o SENAI.

 

“Repetir em 2022 o bom resultado de 2019 foi um desafio extremo com as restrições impostas pela pandemia. Fortalecemos a resiliência juntamente com os nossos parceiros, e descobrimos como manter o planejamento com disciplina e foco na pesquisa e inovação”, frisou Marcelo Rosado, CEO da BQMIL. “A empresa BQMIL ser classificada mais uma vez entre as três melhores do Brasil, nos mostra que estamos no melhor caminho para se conectar com um promissor através de um trabalho transformador”, acrescentou.

 

A 7ª edição do Prêmio inovou com a categoria destinada aos Ecossistemas de Inovação, que premiou redes de cooperação locais, que integram organizações da hélice tripla (governo, academia e empresas) e que têm a inovação como elo.

E foi nesta categoria, que o Ecossistema de Inovação da Grande Natal se destacou.

 

O diretor da FIERN Djalma Barbosa, que presidente da Comissão Temática de Inovação, Ciência e Tecnologia da FIERN (COINCITEC), destacou que a inovação é um desafio para todos negócios e que transforma, não só pessoas, como também pequenas e grandes empresas, quando está inserido na cultura. “O nosso ecossistema está trilhando o caminho certo. Em um pequeno espaço de tempo, conseguimos criar um ambiente onde podemos convergir com as ideias e ações quanto a pesquisa, ciência e tecnologia com a COINCITEC. Esse é nosso papel, ser o fomentador de planos de trabalho quanto a inovação”, observa.

 

“Estar entre os três melhores do Brasil, com uma empresa do nosso estado e com o Ecossistema da Grande Natal, indica que o nosso plano de trabalho está alinhando com os grandes resultados que esperamos alcançar. É motivante e fortalecedor saber que juntos com todos os atores do ecossistema conseguiremos atingir os objetivos traçados. Estamos avançando no rumo certo. Estamos muito felizes”, comemorou Djalma Júnior.

 

Articulado entre entidades empresariais, órgãos públicos e instituições acadêmicas, o Ecossistema de Inovação da Grande Natal busca estimular iniciativas inovadoras. Sendo formado pela Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN), por meio do NAGI (Núcleo de Apoio à Gestão da Inovação do RN); UFRN – através do Instituto Metrópole Digital (IMD) -, Sebrae-RN, Sempla/Comcit, Sedec e a empresa Água Mineral Cristalina, envolvendo seus parceiros IEL-RN, SENAI-RN, SESI-RN, ISI-ER, IFRN, Fapern, Apec, Seahub Coworking, Repin e BQMIL, que apresentou atividades, ações e resultados obtidos.

 

Prêmio

O Prêmio Nacional de Inovação tem edições a cada dois anos. Trata-se de uma iniciativa uma iniciativa da Mobilização Empresarial pela Inovação (MEI), realizada pela Confederação Nacional da Indústria (CNI) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), com patrocínio da Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP).

 

A premiação é voltada para a indústria, com exceção dos pequenos negócios, que podem ser do setor industrial, de comércio, de serviço ou agronegócio. A premiação não avalia projetos isolados e sim a capacidade de inovação das empresas e ecossistemas.

 

Esta é a única premiação do país que entrega um relatório personalizado e gratuito a todas as instituições inscritas, com feedbacks, identificação de pontos fortes e oportunidades de melhorias, além do comparativo entre as candidatas da mesma modalidade.