Seminário apoiado pelo SENAI-RN traz raio-x da formação profissional na maior distribuidora de energia na Alemanha

24/08/2021   17h19

Bettina Barth apresenta Move up, programa de aprendizes, no Seminário Educação 4.0 na Alemanha

O Seminário On-line Educação 4.0 na Alemanha, realizado pela Câmara de Indústria e Comércio de Trier (EIC Trier), com o apoio do SENAI e do SENAC no Rio Grande do Norte, será encerrado nesta quarta-feira (25) com discussões ao vivo sobre a formação profissional na área eletrotécnica e foco em questões como segurança no trabalho e certificação para atuação na indústria de energia solar – setor em que, segundo a Agência Internacional de Energias Renováveis (Irena), os alemães são líderes na Europa.

A programação será transmitida pela plataforma Microsoft Teams, das 10h às 11h30, e inclui um raio-x da formação profissional na Westnetz, maior distribuidora de energia da Alemanha, com apresentação e sessão de perguntas e respostas com Michael Stein, chefe de formação industrial da distribuidora, Niclas Mayer e Benedikt Lohscheider, técnicos em eletrotécnica em formação que aprendem a prática da atividade na companhia. O Seminário tem inscrição gratuita, por meio de formulário disponível na bio do perfil @senairn no Instagram ou no endereço https://bit.ly/seminario-educaçãoprofissionalalemã.

De acordo com os organizadores, o evento vai detalhar como funciona o sistema de ensino dual alemão, que une teoria e prática para a formação profissional e serve de inspiração para programas de certificação desenvolvidos de forma exclusiva no Brasil pelo SENAI-RN e o SENAC-RN por meio de acordos de cooperação com a EIC Trier.

No caso do SENAI-RN, a Certificação é oferecida pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER) – uma das cinco unidades educacionais da instituição no estado – e está disponível inicialmente para profissionais que atuam na instalação de sistemas fotovoltaicos, ou seja, montando sistemas de geração de energia solar em negócios e residências, um campo de atuação em franca expansão no mercado. Já no SENAC, ela é ofertada para profissões ligadas ao turismo e à hospitalidade.

Sobre o Seminário

O Seminário em que a formação profissional e o modelo de certificação estão no centro dos debates é financiado pelo Ministério Federal de Cooperação Econômica e Desenvolvimento da Alemanha (BMZ) e conta com o apoio da SEQUA – Parceiro da Economia Alemã. O evento é mediado pelo consultor da EIC Trier, Andreas Dohle.

Na segunda-feira, primeiro dia de programação, o sistema de ensino alemão, caracterizado pela forte participação das empresas empregadoras no processo de formação profissional – foi o tema principal do evento. “O nosso currículo escolar é feito a partir das exigências das empresas, das demandas do mercado. Os requisitos da economia definem como será a formação”, explicou Christian Reuter, do Departamento de Formação da EIC Trier, na palestra de abertura. “Trazer os jovens junto para essa formação prática, com a aplicação do conhecimento do mercado, é a chave do sucesso do nosso sistema”, acrescentou ele.

Qualificação

Nesta terça, as discussões giraram em torno da formação nas áreas de hotelaria e gastronomia, que, no Brasil, estão no raio de atuação do SENAC. A diretora de formação do Nells Park Hotel de Trier, Bettina Barth, foi a palestrante da vez e apresentou o Move up, premiado programa de motivação e apoio de aprendizes criado no hotel para formação de técnicos em hotelaria, gastronomia e cozinheiros. Uma estratégia, segundo ela, contra a escassez de candidatos qualificados para preencher vagas que a companhia anunciava.

“A gente precisava de pessoas qualificadas e não queria ficar apenas olhando os outros fazerem. É importante que a gente também faça a nossa parte na formação”, disse, frisando que a vantagem do investimento nessa área é um efeito em cadeia: “Se a gente tem colaboradores bem qualificados, o cliente tem uma ótima estada, volta e faz propaganda”.

Na área eletrotécnica e de energias renováveis, que estarão na pauta de discussões nesta quarta, a certificação profissional e a segurança no trabalho serão questões chave. O público-alvo do evento são profissionais que já estão no mercado, alunos em fase de conclusão em cursos como eletrotécnica e instalação de sistemas fotovoltaicos – que estão entre os mais procurados no SENAI-RN – entre outros interessados no setor de energia.