SENAI Moda lança inicia curso técnico em Modelagem de Vestuário

12/05/2023   11h09

O SENAI Moda iniciou, na última quarta-feira (10), mais uma turma do curso técnico em Modelagem do Vestuário formada por 25 alunos. O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte tem, com os programas e cursos desenvolvidos no Centro de Educação e Tecnologia Clóvis Motta – um dos cinco centros do SENAI no estado – formado técnicos e profissionais que contribuem para a evolução das indústrias têxtil e de confecções e das demais empresas que integram o mercado da moda no Estado.

A supervisora pedagógica do SENAI Moda, Geiza Revorêdo, explicou que os alunos do curso vão aprender técnicas para construir e desenvolver modelagem do vestuário, além de supervisionar o processo de modelagem e pilotagem de produtos do vestuário de acordo com os padrões estabelecidos pela empresa. “Tudo isso seguindo normas técnicas de saúde e segurança do trabalho, princípios de gestão da qualidade e sustentabilidade”, disse.

A capacitação técnica de Nível Médio tem carga horária de 1.040 horas, com cerca de dois anos de duração. Nele, serão ministradas disciplinas como Fundamentos da moda; Qualidade, saúde, meio ambiente e segurança; Tecnologias da comunicação; Introdução à produção do vestuário; Construção de tabelas e desenvolvimento de bases; Modelagem industrial do vestuário, dentre outras.

Professora de Modelagem do Vestuário, Maria Jackeline, disse que, além de capacitar os alunos na área do vestuário, essa formação visa oportunizar o crescimento profissional no mercado de trabalho de profissionais modistas e suprir as necessidades das pequenas e médias indústrias do Rio Grande do Norte. “De acordo com os alunos, o mercado necessita urgentemente de modelistas com conhecimento em vários segmentos como modelagem feminina, masculina e alfaiataria”, comentou.

Na opinião dela, o Curso Técnico de Modelagem do SENAI age diretamente na necessidade do mercado e dos trabalhadores em se especializarem, aprenderem, entenderem e/ou executarem essa profissão tão antiga, mas que com a modernização cada vez maior da indústria têxtil se tornou tão necessária a elas.

Ela ressaltou que o mercado necessita de profissionais especializados e, no que se refere à Modelagem, essa lógica é a mesma. “Para a indústria têxtil do estado se tornar mais competitiva, ela necessita de profissionais qualificados não só em grandes fábricas como a Guararapes, por exemplo, mas nas pequenas e médias empresas também”, analisou.

Para a professora, quando se fala de mercado de trabalho para modelistas, as grandes empresas levam vantagem por oferecerem melhores condições enquanto outras empresas têm dificuldades em encontrar profissionais especializados seja para contratarem CLT ou freelancer.

Geiza Revorêdo informou que ainda tem vaga no curso e quem tiver interessado pode fazer a matrícula online por meio do link: https://www.rn.senai.br/matricula-online.

Mais informações a respeito do curso e das inscrições podem ser obtidas no telefone (84) 3204-8114, que é da Secretaria Escolar do CTGAS-ER.