SENAI-RN faz parceria inédita com Associação Potiguar de Energias Renováveis para capacitação profissional

30/09/2021   16h57

Uma parceria firmada nesta quinta-feira (30) entre o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (SENAI-RN) e a Associação Potiguar de Energias Renováveis (APER) deverá resultar em uma integração inédita das instituições no estado para capacitação e desenvolvimento profissional no segmento de energia solar fotovoltaica.

O acordo prevê como principal ação a preparação de profissionais de empresas associadas à APER para provas da “Certificação por Competência” que o SENAI-RN desenvolveu e aplica de forma exclusiva no Brasil com a Alemanha.

A Certificação é voltada a instaladores de sistemas fotovoltaicos – ou seja, aos profissionais que instalam sistemas que geram energia solar – um público que corresponde a mais da metade da força de trabalho empregada nessas companhias.

Inicialmente, 20 profissionais serão formados em um curso preparatório com duração de 40 horas para se submeterem à avaliação. Outras soluções no campo da educação profissional para o segmento também começaram a ser discutidas.

“É uma parceria que fortalece a qualificação em um contexto em que precisamos consolidar cada vez mais o Rio Grande do Norte nessa grande fortaleza que nós temos, de energia do sol e do vento”, destacou o diretor regional do SENAI-RN, Emerson Batista, durante assinatura do termo que formalizou a parceria.

Mercado

A APER conta atualmente com 34 empresas associadas, distribuídas entre a Grande Natal, a cidade de Mossoró e as regiões Seridó e Alto Oeste do estado. A lista engloba empresas que atuam com sistemas híbridos (de geração solar e eólica) e fabricantes de estruturas para energia solar.

A maioria, segundo a Associação, realiza vendas de sistemas de geração de energia solar na modalidade de geração distribuída, como são chamados sistemas de pequeno e médio portes, de acordo com informações da Associação Brasileira de Energia Solar (ABSOLAR). As empresas que compõem a Associação potiguar contam com aproximadamente 700 colaboradores, cerca de 17,5% do universo total empregado pelo setor no estado.

“Nós estamos vivendo uma revolução. Hoje no Rio Grande do Norte temos 3.500 pessoas montando painéis em cima das casas. O acordo com o SENAI sela o início de uma parceria que consideramos muito importante para o segmento de energia solar na modalidade de geração distribuída, aquela em que o consumidor gera sua própria energia, pois permite a qualificação dos profissionais envolvidos, como também abre espaço para a certificação das empresas associadas”, diz o presidente da APER, Max Diógenes, e complementa:

“Mais uma vez o RN, com apoio do SENAI, mostra seu pioneirismo no campo das energias renováveis e a APER se junta a esse esforço de tornar o mercado sustentável e qualificado para os desafios de gerarmos cada vez mais energia com o menor custo possível”.

O curso preparatório para Certificação dos instaladores será oferecido em outubro pelo Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis (CTGAS-ER), uma das cinco unidades educacionais do SENAI no estado e referência do SENAI no Brasil para educação profissional voltada ao setor de energias renováveis.

Certificação

O processo de Certificação, baseado no “sistema dual de ensino alemão”, avalia conhecimentos teóricos e práticos na formação profissional para atuação no segmento e foi desenvolvido dentro do Projeto Verena, que o SENAI-RN e o CTGAS-ER executam no Brasil com a Câmara de Indústria e Comércio da cidade alemã de Trier (EIC Trier).

“Consideramos essa parceria um marco em que o SENAI-RN traz pela primeira vez para uma Associação o modelo de certificação alemão para profissionais que estão na linha de frente do mercado”, diz Amora Vieira, coordenadora do Projeto Verena pelo SENAI.

“Nós temos desenvolvido e aplicado a Certificação de forma piloto desde 2019 por meio do Projeto Verena, com a Alemanha, país líder na Europa em geração de energias renováveis”, diz ela, avaliando o lançamento no mercado como oportunidade para que os profissionais tragam para o currículo a experiência de um modelo de avaliação aplicado na Alemanha, a confirmação de que adotam boas práticas de execução e conseguem se diferenciar profissionalmente.

Qualidade

“A Certificação funciona como selo de qualidade, indicando que o profissional está apto a realizar a atividade que desenvolverá em campo, ou na empresa”, explica Jeane Ribeiro, professora do curso de Tecnologia e instalação de sistemas fotovoltaicos do CTGAS-ER e integrante da comitiva do SENAI-RN que esteve na Alemanha em 2019 para conhecer de perto o processo de certificação adotado no país.

“Na Alemanha, os instaladores só conseguem emprego se aprovados na certificação. Acreditamos que, no Brasil, isso será um requisito que futuramente o mercado irá exigir dos profissionais”, acrescenta. Na fase piloto do projeto, 19 profissionais, entre homens e mulheres, foram certificados. Eram ex-alunos de eletrotécnica e de Tecnologia e instalação de sistemas fotovoltaicos do SENAI com experiência na área.

A Certificação tem como alvos, inicialmente, profissionais que atuam como instaladores de sistemas fotovoltaicos, mas a expectativa é até 2022 disponibilizá-la também para técnicos em refrigeração e climatização e técnicos em eletrotécnica.

“Em parceria com o SEBRAE-RN também esperamos finalizar um modelo de certificação para as empresas do segmento de energia solar, um reconhecimento conjunto das instituições de que essas empresas possuem instaladores certificados com base no modelo alemão, sem dúvida um diferencial no mercado”, diz Amora Vieira.

Nesta quinta, também participaram da formalização da parceria com a APER o diretor do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis e do CTGAS-ER, Rodrigo Mello, o vice-presidente da Associação, José Maria Vilar, e o diretor institucional Williman Oliveira.