SENAI-RN supera meta anual e atinge 23 mil matrículas em formação profissional

21/12/2021   08h03

O Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte encerra 2021 com 23 mil matrículas nos cursos de formação profissional — presenciais e a distância — oferecidos nos seus Centros de Educação e Tecnologia de Natal e do interior e nas unidades móveis. Esses cursos, que ultrapassaram a meta de quantidade de matrículas definida para o ano (21.300), levaram formação profissional para os 167 municípios do Rio Grande do Norte.

E, para 2022, o planejamento já está delineado com metas de prosseguir e ampliar a formação profissional no Rio Grande do Norte. O objetivo são 3,5 milhões de horas/aulas de formação aos potiguares. Neste ano, foram 2,840 milhões. A quantidade de matrículas, que sempre é superada, está, para o próximo ano, com a meta de 21.312.

Os números do SENAI ao logo de 2021 mostram que, também no Rio Grande do Norte, a instituição tem desempenhado a função de garantir formação profissional e contribuir para o futuro da indústria.  O SENAI é o principal complexo de educação profissional da América Latina e detentor da maior rede privada de Institutos de Tecnologia e Inovação para a indústria nessa região do mundo.

No Rio Grande do Norte, engloba cinco Centros de Educação e Tecnologias: CET (Voltado ao setor da construção civil); CETCM (voltado às indústrias de alimentos, vestuário e moda); CETIB (cursos diversos para a indústria); CETAB (vestuário, construção e outros), e CTGAS-ER, principal referência do SENAI no Brasil para educação e serviços com foco nas indústrias de energias renováveis e do gás. A atuação no RN se dá ainda por meio do Instituto SENAI de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER), na capital, e do Instituto SENAI de Tecnologias em Petróleo e Gás (IST-PG), em Mossoró.

Neste ano, entre os cursos profissionalizantes mais procurados estiveram os que são ofertados pelo CTGAS-ER, especialmente os relacionados com segurança no trabalho e energias renováveis. Também se destacaram os relacionados com metal mecânico e petróleo e gás. As demais áreas ainda tiveram procuras acentuadas, como as que se dedicam à formação na produção de alimentos, para construção civil e costura industrial.

“As parcerias e o interesse crescente da indústria pela qualificação impulsionaram a atuação do SENAI-RN na qualificação e capacitação profissionais no Rio Grande do Norte”, destacou o diretor regional do SENAI, Emerson Batista.

Um dos programas executados em parceria é o Emprega Mais, por intermédio do qual trabalhadores da indústria se mantêm atualizados e os desempregados podem se qualificar e voltar ao mercado de trabalho. Os cursos são de qualificação e aperfeiçoamento, presenciais e semipresenciais, com carga horária média de 120 e 240 horas.

Esse programa garantiu perspectivas a pessoas que estavam desempregadas. Esse foi o caso de Ednilza Ramos do Nascimento, 20 anos, estudante que precisava trabalhar e não tinha uma formação voltada às empresas. Ela mora em Ceará-Mirim e graças ao Emprega Mais conseguiu o primeiro emprego. “Quando apareceu a oportunidade com costura, resolvi aceitar”, comemorou.

Os convênios no RN também foram feitos com prefeituras para levar o programa de qualificação profissional Emprega Mais ao interior, o que multiplicou as oportunidades.

O diretor regional lembra ainda que o SENAI também cumpre o compromisso de 66% de gratuidade.

*Este texto faz parte da série “Retrospectiva”, que o o Sistema FIERN começou a publicar nesta semana com um balanço dos resultados que alcançou em 2021. O Sistema é composto por SENAI-RN, SESI-RN, IEL e Federação das Indústrias do estado (FIERN).