Série de reportagens na Band Natal vai mostrar história e atuação do MAIS RN, da FIERN

20/09/2022   16h28

Estreia nesta quarta-feira, 21, uma série de reportagens da Band Natal que mostrará a história e atuação do MAIS RN, núcleo de planejamento estratégico contínuo da Federação das Indústrias do Estado do Rio Grande do Norte (FIERN). As reportagens serão exibidas ao longo de doze semanas, às 12h30 das quartas-feiras, no programa Boa Tarde RN, com apresentação da jornalista Heloísa Guimarães.

O primeiro episódio abordará a origem do núcleo, que surgiu em 2014 como um estudo para diagnosticar os potenciais e desafios da economia do Rio Grande do Norte e propor ações para alavancar o desenvolvimento do estado. O MAIS RN evoluiu para o uma unidade que trabalha continuamente com uma metodologia em tríplice hélice e vê, no futuro, a integração da inteligência de dados com a rede nacional do Observatório da Indústria.

A jornalista Heloísa Guimarães apresentará a história e atuação do MAIS RN

Na reportagem inaugural, o presidente da FIERN, Amaro Sales de Araújo, concede entrevista e explica que o MAIS RN surgiu como uma demanda do empresariado potiguar por um plano de longo prazo para o desenvolvimento do estado. “O MAIS RN surge com o firme propósito de trabalhar um projeto de futuro do Rio Grande do Norte”, afirma.

Amaro Sales destaca que, em oito anos de história, o núcleo se consolidou como uma unidade que pensa continuamente o desenvolvimento do estado. “O MAIS RN não pertence mais à FIERN, mas ao Rio Grande do Norte. Hoje, temos mais de 18 parceiros, entre empresas, instituições de ensino e entes públicos, que bebem das informações do núcleo”, aponta.

O coordenador do MAIS RN, José Bezerra Marinho, diz que o núcleo pensa o presente como uma construção do futuro. “Todos estamos conscientes que o presente é o futuro em preparação. Então, estamos preparando o futuro”, declara.

“Qual futuro queremos? Para onde desejamos ir? Vamos trabalhar e construir esse futuro. Por isso um viés de educação e cultura. Tudo isso são coisas que permeiam nosso trabalho e são base dos resultados que entregamos à sociedade”, completa Marinho.

O MAIS RN

Lançado em 2014 como um observatório da indústria e um mapa de oportunidades de negócios, potenciais econômicos e ações prioritárias, em âmbito público e privado, o Mais RN inicialmente listava uma série de ações e metas para viabilizar, em 20 anos, um novo patamar de crescimento econômico do Rio Grande do Norte, sendo apresentado a gestores públicos.

Em 2020, o programa atingiu nova feição ao lançar a versão digital, o Mais RN 4.0 e, em meio a pandemia de Covid-19, lançar mão de recursos e plataformas digitais de Power BI (Business Inteligence) e ganhou espaços de debate junto aos empresários, com o Mais RN em Ação, que trouxe as Salas de Situação.

Para o Observatório, foi criado um conjunto de dashboards com dados e indicadores, de diversas fontes — como emprego, desemprego, arrecadação pública, ICMS, PIB per capita do Município, PIB da Indústria, PIB dos Serviços, análise da evolução do emprego, evolução da indústria —, que se correlacionam e podem ser atualizados para dar um panorama geral e sistematizado sobre determinado cenário ou setor da economia.

A plataforma desenvolveu também o documento Agenda Propositiva para o Desenvolvimento do RN, entregue ao Governo do Estado em outubro de 2021, elencando pontos e ações que envolvem poucos recursos financeiros em termos de investimento público, mas são de fundamental importância para a economia potiguar.