SESI Escola RN conquista dois prêmios em competição nacional de Robótica

8/12/2021   16h45

 

A SESI Escola RN conquistou duas importantes premiações durante o Torneio SESI FRC Off-Season Brazil 2021: o Prêmio Gracious Professionalism e o Prêmio Aluno Destaque. A primeira edição deste Torneio foi realizada de forma remota e se encerrou na terça-feira (7). Promovido pelo Serviço Social da Indústria (SESI), a competição nacional de Robótica contou com a participação de 23 equipes de escolas públicas, privadas e da rede SESI, que disputaram 24 prêmios especiais e a Aliança Vencedora nas disputas de arena.

 

Com a equipe SESI P0T1BOT, criada em março deste ano para participar do Torneio, a SESI Escola RN venceu o Prêmio Gracious Professionalism, da categoria Atributos de Equipe (AE), uma das premiações mais importantes do torneio, por expressar todos os valores preconizados pela FISRT tais como a compreensão que, mesmo num ambiente competitivo, devemos manter o respeito e praticar o cuidado com todos, aproveitando do movimento competitivo para se desenvolver e superar, mas colocar a frente ações éticas e que prezem pelo bem de todos.

 

A outra conquista foi o Prêmio Aluno Destaque (equivalente ao Dean`s List), que celebra o aluno que possui um espirito de liderança dentro da equipe, motivando os demais componentes a extrair o seu melhor, sendo também um embaixador dos valores da FIRST e do STEAM para além da sua escola, que foi concedido à aluna Rozianny Freire Alves, da equipe P0t1bot do SESI de Natal (RN).

 

Em razão do alto nível de exigência e complexidade, a equipe SESI P0T1BOT é composta por dez alunos: Waddigton Freitas, Matheus Crisóstomo, Mateus Brito, Vitor Donavan, Ludmila Barros (in memoriam), Rozyanni Freire, Maria Clara, Lilian Pimentel, André Vinicius e Débora Raquel, sendo todos exclusivamente do Novo Ensino Médio, dois mentores e dois técnicos, sendo um do SESI (Diego Bezerra Cavalcante) e outro do SENAI (Tiago Castro).

 

Nos últimos anos, explica a gerente de Educação do SESI-RN, Karenine Medina, o SESI vem passando por um processo de expansão na robótica educacional em suas unidades, com investimentos maciços nas modalidades já presentes nos últimos festivais nacionais (FLL, F1 e FTC), com resultados satisfatórios.

 

Em 2021, acrescenta Medina, o Departamento Regional do RN implantou também a categoria FRC, modalidade mais antiga e de maior expressão no mundo da robótica educacional, onde são construídos robôs com até 54 kg, que devem cumprir missões complexas durante o jogo, com um grau elevado de automação, em comparação com as outras modalidades, além também de ter que desenvolver todo um projeto de mídia, marketing e ações sociais que visam levar os valores da FIRST e os conhecimentos STEAM para a comunidade.

 

O reconhecimento recebido com os dois prêmios no Torneio SESI FRC Off-season Brazil 2021, segundo ela, mostra que a equipe SESI P0t1BOT tem desenvolvido o trabalho que pode trazer resultados ainda melhores nas próximas competições.

 

“Apesar das dificuldades, principalmente por falta de experiência e dificuldades oriundas dos reflexos da pandemia do Covid-19, ao final do torneio, o saldo foi extremamente positivo, com aquisição de muito conhecimento, construção de um robô complexo e realizações de ações que superaram as expectativas iniciais”, comemora a gerente de Educação.