SESI-RN sedia palestra sobre prevenção de acidentes domésticos do Movimento Abril Verde

20/04/2022   11h40

O Serviço Social da Indústria (SESI-RN) em parceria com o Corpo de Bombeiros promove, no dia 27, a palestra “Prevenção de acidentes domésticos”. O evento acontecerá às 11 horas, no auditório da SESI Escola São Gonçalo do Amarante, como parte da programação do ‘Movimento Abril Verde’. O SESI_RN integra o Movimento que mobiliza também o governo, empresas e sociedade civil para prevenção de doenças e acidentes de trabalho.

Este mês foi escolhido para promoção de uma ampla campanha em prol de ambientes de trabalho saudáveis em razão do Dia Mundial da Saúde e Segurança no Trabalho, comemorado em 28 de abril.

A gerente executiva de Saúde e Segurança da Indústria (SSI) do SESI-RN, Regina Lúcia Vasconcelos Barbosa, destaca a importância da conscientização e cultura de prevenção e segurança no trabalho. “Estão previstas participações do SESI-RN, entre elas a realização desta palestra na SESI Escola de São Gonçalo do Amarante”, afirma.

O ‘Movimento Abril Verde’ é uma campanha nacional. O lançamento da campanha no estado foi realizado dia 7 deste mês na sede do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do RN (Crea-RN), que está à frente da iniciativa por meio da Câmara Especializada de Engenharia Mecânica e Metalúrgica e de Segurança do Trabalho. Além do Conselho, participam da organização da campanha o SESI-RN, TRT21, MPT/RN, Mútua, Anest, Aest/RN, Cerest/Natal e Corpo de Bombeiros.

Este ano, o Abril Verde conta com três pilares: saúde mental; acidente de trabalho; e reflexo social.

De 2012 a 2020, o total de 21.467 trabalhadores sofreram acidentes fatais no Brasil, com uma taxa de mortalidade de seis óbitos a cada 100 mil vínculos de emprego no mercado de trabalho formal, de acordo com os indicadores do Observatório SmartLab. Os dados também mostram que os acidentes de trabalho impactam diretamente nas despesas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Entre 2012 e 2020, foram pagos R$ 316,3 milhões em auxílio-doença por acidentes de trabalho.

A programação do Movimento Abril Verde no RN será encerrada no Dia Mundial da Segurança e Saúde do Trabalho, 28 de abril, na sede do Ministério Público do Trabalho (MPT/RN).

Programação Abril Verde

20.04 – 16h
Palestra sobre prevenção e risco
Juan Pablo – Técnico em segurança do trabalho