Sindicato da Indústria de Plástico promove debate sobre inovações sustentáveis no segmento de embalagens

28/03/2024   09h04

A discussão sobre desenvolvimento sustentável está cada vez mais presente na cultura empresarial. O crescente debate reflete a preocupação com a sustentabilidade e o impacto ambiental, impulsionando o desenvolvimento de soluções mais responsáveis no segmento de fabricação de plástico. Pensando nisso, o Sindicato da Indústria de Material Plástico, Transformação e Reciclagem de Material Plástico (SINDIPLAST-RN) irá realizar o Worktalk Embalagens, na próxima quarta-feira (03.04), na Casa da Indústria. O evento visa debater as tendências e inovações do segmento de embalagens, filmes e bioplásticos compostáveis.

De acordo com a presidente do SINDIPLAST-RN, Conceição Tavares, esta é uma importante discussão na indústria do plástico em todo o Brasil e que deve ser promovida amplamente. “Entendo que essa é uma discussão que deve estar presente em vários segmentos, já que o plástico perpassa diversas áreas na nossa sociedade e está presente em todos os lugares”, disse.

O evento tem como público-alvo empresários e profissionais com interesse em conhecer as tendências e inovações das indústrias do plástico, segmentos de embalagens, filmes e bioplásticos compostáveis. Também podem participar empresários associados ao SINDIPLAST-RN, presidentes de sindicatos, diretoria da FIERN e pesquisadores.

“Estamos promovendo esse evento para aprofundar ainda mais esse debate, porque o plástico é visto como um vilão, mas queremos mostrar que, com a consciência certa, podemos viver de forma sustentável. Por isso estamos trazendo também a questão do bioplástico, um material sustentável e de rápida decomposição”, complementa Conceição Tavares.

Conceição Tavares

O Worktalk será ministrado por Marcelo Anunciação, coordenador do departamento técnico de Desenvolvimento da indústria Karina Plásticos, uma das maiores do Brasil no setor. Ele é engenheiro químico, atuando no segmento termoplástico há mais de 27 anos.

Ainda na programação do evento, será lançada a nova identidade visual do SINDPLAST-RN. Além disso, o encontro contará com a participação do presidente da FIERN, Roberto Serquiz, e da equipe do Observatório da Indústria Mais RN apresentando dados do setor.

Produção de bioplástico no Brasil e no mundo

Os biopolímeros, também chamados de bioplásticos, representam menos de 1% dos 359 milhões de toneladas de plásticos fabricados anualmente no mundo, segundo a associação European Bioplastics, que representa os interesses da indústria, em dados divulgados pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) em 2020.

A produção dos bioplásticos, no entanto, cresce ano a ano. Entre 2018 e 2019, a expansão da capacidade instalada foi de 5%, chegando a 2,1 milhões de toneladas. A expectativa da associação europeia é de que esse número continue evoluindo e chegue a 2,4 milhões de toneladas em 2024, mostra a pesquisa.

No Brasil, onde foram comercializadas 6,6 milhões de toneladas de plásticos em 2018, não há estatísticas relacionadas à produção ou à venda de bioplásticos. O país, no entanto, é um dos grandes produtores de polímeros de origem renovável do planeta, utilizando cana-de-açúcar e etanol.

Worktalk Embalagens

Dia 03/04, às 16h, no Espaço Cultural Candinha Bezerra na Casa da Indústria