Sistema FIERN participa de audiência pública sobre setor pesqueiro

17/05/2019   17h19

O Sistema FIERN participou na manhã desta sexta-feira (17) da audiência pública, na Assembleia Legislativa, sobre os desafios e perspectivas do setor pesqueiro. A audiência reuniu representantes dos empresários, produtores, trabalhadores, colônias de pescadores, sindicatos, ONGs, além dos governos federal e estadual.

O diretor da FIERN, Jorge Bastos, e o presidente do Sindicato da Indústria de Pesca do Estado do Rio Grande do Norte (SINDIPESCA), Gabriel Calzavara de Araújo, representam a indústria na audiência, proposta pelo deputado Souza Neto (PHS) e também contou com a presença do senador Jean-Paul Prates (PT), além dos deputados Rafael Motta (PSB) e Benes Leocádio (PRB).

“Nosso objetivo é que as ideias que foram debatidas aqui não fiquem só nos discursos. Precisamos ter um olhar atento para uma política nacional vinculada à estadual. Precisamos garantir que todos que já possuem licença não sejam penalizados em relação à nova sistemática”, disse Souza.

O secretário nacional de Aquicultura e Pesca, Jorge Seif Júnior, anunciou que o governo federal vai mudar o sistema de registro de pescadores, que, segundo ele, permitia fraudes e passará a recadastrar o pescador, para que ele receba com segurança a carteirinha.

O secretário da Agricultura da Pecuária e da Pesca do RN, Guilherme Saldanha, afirmou que o Estado está reagindo as dificuldades e elencou as potencialidades do setor. “Temos 410 quilômetros de costa, cerca de 81 colônias de pescadores estabelecidas aqui gerando emprego e renda. Temos pesca artesanal nos açudes, mas infelizmente a seca prejudicou a atividade”, disse.

O presidente do SINDIPESCA destacou que é importante ter atenção também para a pesca oceânica, uma vez que o estado tem empresas que atuam neste área e potencial de crescimento.