Vice-presidente da Caixa propõe parcerias para fomentar APLs no RN

9/11/2020   16h45

Fomentar Arranjos Produtivos Locais, os chamados APL, como estratégia para fortalecer os pequenos negócios em setores como o turismo, turismo religioso, carcinicultura, cerâmica, bonelaria, queijeiras e os famosos bordados do Seridó potiguar, é um dos planos de ação que a Caixa Econômica pretende realizar em parceria com o Sebrae do Rio Grande do Norte. O anúncio foi feito pelo vice-presidente de Varejo da Caixa, Celso Leonardo Derziê de Jesus Barbosa, em visita à sede do Sebrae-RN, em Natal, acompanhado do Superintendente estadual de Rede Varejo da Caixa, Fares Haum, do Superintendente Executivo de Varejo em Natal, Ricardo Gama e da Consultora da Caixa, Cintia Carvalho.

Celso Leonardo informou que a Caixa estabeleceu parceria com o Sebrae Nacional para fomentar programas regionais, a partir da definição de planos de ação conjuntos entre o Sebrae e o agente financeiro para apoiar as micro e pequenas empresas de cada estado. No Rio Grande do Norte será feito um plano de ação para fomentar alguns APLs e apoiar os pequenos negócios com microcrédito, visando fortalecer os segmentos econômicos. “Apoiar o pequeno e microempresário – PME como nós denominamos – é um foco estratégico da Caixa, através do crédito assistido com o apoio do Sebrae para que esse empresário possa gerenciar seu crédito e obter os melhores resultados”, explica.

O vice-presidente da Caixa foi recebido pelo diretor superintendente do Sebrae-RN, José Ferreira de Melo Neto, e pelo diretor técnico, João Hélio Cavalcanti, que reiteraram a importância do banco no apoio às micro e pequenas empresas através de operações como o FAMPE, um fundo garantidor em convênio com o Sebrae para operação de uma linha de crédito específica pela Caixa, que já atendeu mais de R$ 3 bilhões em crédito assistido em todo o Brasil. “Isso foi uma pílula do quanto a gente fará muito mais forte no Brasil inteiro”, diz Celso. “O FAMPE é um facilitador para o acesso a financiamentos por pequenos negócios, um importante fundo garantidor que soluciona um dos grandes gargalos, que é a falta ou insuficiência de garantias para a obtenção de crédito”, reitera Melo.

Banco do empreendedor

Agência SebraeDiretoria do Sebrae recebe visita de dirigentes da CaixaDiretoria do Sebrae recebe visita de dirigentes da CaixaMembro do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae, Celso Leonardo, destaca o importante papel do Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte – Pronampe, que estabeleceu a criação de uma linha de crédito com uma taxa bastante atrativa. Além de ter sido um grande apoio financeiro aos pequenos negócios nos momentos mais críticos da crise provocada pela pandemia do Coronavírus, o Pronampe deve gerar uma grande demanda de novos empreendedores em busca do crédito em todo o país.

Celso Leonardo destacou que além da concessão de crédito assistido para as micro e pequenas empresas, a Caixa pretende ampliar e fortalecer sua rede de correspondentes bancários em todo o País, que atualmente são 8 mil e cuja meta é atingir 50 mil. “A nossa ideia é alavancar a pequena empresa e nos firmar como um banco do empreendedor e parceiro do Sebrae ainda mais forte”, diz Celso, lembrando que o agente financeiro concedeu empréstimos para mais de 250 mil microempresas de todo o país.

Fonte: Agência Sebrae

Postagem JoLopes – Unicom FIERN